quarta-feira, 18 de maio de 2011

China: Ex-vice-prefeito de Hangzhu condenado à morte por corrupção









PAL - LUSA


Pequim, 12 mai (Lusa) -- O ex-vice-prefeito da cidade turística chinesa de Hangzhu Xu Maiyong foi hoje condenado à morte por corrupção, informou a agência oficial Xinhua.


Xu, de 52 anos, foi declarado culpado de subornos, peculato e abuso de autoridade, de acordo com a sentença de um tribunal da cidade de Ningbo, na província de Zhejiang (da qual Hangzhu é a capital).


O antigo "número dois" da cidade entre 1995 e 2009 também foi privado dos direitos políticos e todas as propriedades foram confiscadas.


Segundo a sentença, Xu utilizou a posição privilegiada para beneficiar ilegalmente de 22,2 milhões de dólares e influenciar a adjudicação de contratos, assim como ajudar empresas a conseguir terrenos, isenções fiscais e outros benefícios.


Esta é a segunda condenação à morte de um destacado político local chinês esta semana, depois de na segunda-feira o ex-prefeito da cidade de Shenzhen, centro da indústria tecnológica chinesa e junto a Hong Kong, ter sido condenado à pena capital.


Neste último caso, a pena ficou suspensa por dois anos, o que significa que pode ser substituída por prisão perpétua no final desse período se o réu mostrar bom comportamento.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana