quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ciência: Biólogos portugueses descobrem nova espécie para a flora da ilha de Timor




SK - LUSA

Lisboa, 24 mai (Lusa) -- Uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro descobriu uma nova espécie para a flora da ilha de Timor, a 'Argyreia paivae', planta trepadeira pertencente à família Convolvulaceae, uma descoberta que já foi publicada na revista científica "Blumea".

A bióloga Ana Rita Simões, no âmbito do seu mestrado orientado pelo professor Paulo Silveira e coordenado pela professora Helena Silva, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), fez esta descoberta na continuação do projeto "Contribuição para a gestão dos recursos florísticos de Timor-Leste", que decorreu entre 2004 e 2006.

Este projeto, para o qual os investigadores se deslocaram à ilha de Timor por duas ocasiões, em 2004 e 2005, decorreu em colaboração com a Universidade de Coimbra, o Nationaal Herbarium Nederland e Leiden University branch, ambos na Holanda, e com a Universidade Nacional de Timor-Leste.

À Lusa, o professor Paulo Silveira explicou que a descoberta "muito satisfatória" desta nova espécie de Argyreia constituiu "mais um contributo" da equipa da UA "para o conhecimento da flora vascular de Timor".

Silveira lembrou que, no âmbito do "levantamento florístico feito em toda a ilha de Timor", a mesma equipa da UA já tinha descoberto "quatro novas espécies pertencentes à família Orchidaceae, vulgo orquídeas".

"A ilha de Timor ainda tem a sua flora relativamente mal estudada, aliás, esta descoberta é reflexo disso, porque esta espécie de Argyreia não é de Timor-Leste, mas sim de Timor Ocidental [pertencente à Indonésia]", precisou Silveira, ressalvando, contudo, que isto não significa que "esta nova espécie não possa também existir em Timor-Leste".

Isto porque, vincou o especialista, as plantas "não conhecem fronteiras políticas e a ilha de Timor é muito semelhante do ponto de vista das suas caraterísticas ecológicas".

Paulo Silveira precisou também que a nova espécie de Argyreia -- ao contrário do que aconteceu com espécies de orquídeas -- "não foi descoberta no terreno, mas sim com base em estudos feitos por biólogos portugueses em laboratórios e herbários na Holanda".

Sobre o nome dada a nova espécie -- 'Argyreia paivae' -- Silveira explicou que este foi escolhido "em homenagem ao doutor Jorge Paiva, botânico, investigador e professor de reconhecido mérito a nível nacional e internacional, cuja colaboração foi fundamental ao projeto".

O responsável adiantou que os biólogos da UA pretendem continuar os estudos dedicados à flora timorense, com publicações dedicadas a mais famílias botânicas e projetos de colaboração que "permitam auxiliar este novo país a construir um futuro de progresso sustentado na valorização e conservação dos seus recursos naturais".

"Estes estudos são muito importantes para conhecer a flora, isto é, para sabermos quais as espécies que são endémicas e quais as ameaçadas, para que assim se possa definir áreas de proteção. Mas também porque em Timor ainda há muitas espécies por conhecer, e que até podem ser úteis ao homem do ponto de vista medicinal", afirmou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana