segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conselheiro indonésio diz que ASEAN não se deve transformar num "clube regional de ricos"




MSO - LUSA

Díli, 30 mai (Lusa) -- O conselheiro indonésio da ASEAN Agus Tarmidzi disse hoje que a organização não se deve tornar num "clube regional dos ricos", mas abarcar todos os países do Sudeste Asiático, de acordo com os princípios consagrados na sua carta.

Agus Tarmidzi falava na conferência de consultas sobre o processo de adesão de Timor-Leste àquela Associação de Nações do Sudeste Asiático, que decorreu hoje em Díli.

Aquele orador defendeu que o tema principal da construção da comunidade no espaço da ASEAN, que se prepara para em 2015 criar o seu mercado único, é a mudança, e que Timor-Leste deve participar nesse processo.

Para Agus Tarmidzi, a adesão de Timor-Leste à ASEAN é "o reconhecimento de um facto natural", de que geograficamente é um elemento constituinte, sendo "importante ou mesmo essencial, do ponto de vista geopolítico, ter um país como Timor-Leste como parte da arquitetura regional, que possa contribuir para a estabilidade, desenvolvimento e prosperidade da região".

"Pessoalmente, acho que a ASEAN não se deve tornar apenas numa organização regional dos ricos, mas também abarcar todos os países do Sudeste Asiático, fiel ao espírito de união da região e aos princípios da sua carta, nomeadamente ao seu artigo sexto", defendeu.

O conselheiro indonésio lamentou que se tenda a reduzir as discussões em torno da adesão à capacidade ou incapacidade atual de Timor-Leste em responder às exigências formais das reuniões da ASEAN e à falta de preparação dos seus quadros.

"Estou certo que Timor-Leste saberá desenvolver capacidades para lidar com essas questões práticas. Para nós, a questão estratégica, a que é realmente importante, é saber que contribuições pode Timor-Leste vir a dar à ASEAN, que valor acrescentado pode trazer para um bom ambiente regional de paz e estabilidade", disse.

Agnus Tarmidzi sublinhou que é preciso olhar para Timor-Leste como um país em rápida mudança, quando se discute a sua adesão.

"A ASEAN a que Timor-Leste quer aderir, o que fará mais cedo ou mais tarde, não é certamente a ASEAN que existia há 10 anos, já que esta sofreu grandes mudanças e isso não aconteceu por acidente, e muito menos a que foi fundada em 1967", observou.

O pedido formal de adesão de Timor-Leste à Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN) foi entregue em Jacarta a 04 de março ao ministro dos Negócios Estrangeiros indonésio, Marty Natalegawa, país que detém este ano a presidência da organização, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias Albano da Costa.

A decisão sobre a adesão, que deverá ser tomada no final do ano, terá de ser consensual.

Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas têm sido os países mais entusiastas da entrada imediata e incondicional, enquanto o Laos, Camboja e Birmânia chegaram a defender que Timor-Leste devia primeiro ter o estatuto de observador, antes de ser membro pleno.

Singapura é o país que tem assumido mais reservas, defendendo que Timor-Leste deve aguardar pela consolidação da ASEAN em 2015, devido a ter ainda alguns problemas internos a resolver.

Fazem parte da ASEAN a Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei, Myamar (antiga Birmânia), Camboja, Laos e Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana