sexta-feira, 27 de maio de 2011

CPLP vai contribuir no funcionamento de pagina de Internet sobre ambiente e território





Luanda - Os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comprometeram-se a contribuir de forma efectiva e permanente para o funcionamento e actualização da página de Internet da rede”CPLP ambiente e território“, como instrumento de apoio ao reforço da cooperação, na formação , comunicação e divulgação de informação.

Este desejo vem expresso na declaração de Luanda, saída da 1ª reunião de alto nível sobre resíduos, que encerrou hoje sob o lema, “ tratar os resíduos defender o futuro”.

Os ministros responsáveis pelo ambiente decidiram reafirmar o papel fundamental que o encontro tem na tomada de decisões políticas que garantam a implementação efectiva das prioridades da plataforma de cooperação da comunidade de países de língua portuguesa na área ambiental, bem como realçar o papel dos mesmos na promoção de acções de colaboração em todos os domínios, com especial destaque na gestão integrada de resíduos.

Dinamizar a cooperação entre os estados membros, particularmente na área ambiental ,destacar temas centrais para o desenvolvimento de acções conjuntas dos resíduos , produção legislativas, educação, sensibilização ambiental e gestão de fluxos de embalagens e promover a criação de uma rede de resíduos a nível da comunidade, são outras das decisões tomadas pelo ambientalistas.

Os ministros resolveram também reconhecer a importância do reforço da cooperação com agências e instituições de financiamento internacionais, permitindo a identificação de linhas de financiamento com vista o comprimento dos objectivos da plataforma de parcerias da CPLP na área ambiental e de intercambio de informação e experiência sobre resíduos.

Consta igualmente na carta de Luanda, a pretensão de apoiar as iniciativas das Nações Unidas e outras instituições internacionais que se dedicam a problemática de gestão de resíduos, incentivar a participação do sector privado na administração do lixo e desenvolver a valorização integral dos resíduos, através de reciclagem e valorização orgânica e energética.

Representantes do ambiente da CPLP abordaram, durante dois dias, temas como soluções inovadoras para os resíduos, gestão integrada, sustentada de resíduos, qualidade da água e o sector privado ao serviço do planeamento ambiental.

O encontro, que reuniu ministros e responsáveis de Angola, Brasil, Cabo verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, procurou encontrar soluções para a problemática da gestão de resíduos nos países da comunidade à luz das experiências de cada Estado e das inovações tecnológicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

seca vai para a merda quem raio escreveu isto

Mais lidas da semana