MSO - LUSA
Díli, 01 mai (Lusa) -- O II Congresso do CNRT, partido liderado por Xanana Gusmão, que hoje devia encerrar em Díli, foi prolongado por mais um dia, devido à demora na discussão dos estatutos.
O elevado número de inscritos para intervir na discussão dos vários artigos estatutários, e a realização, durante a tarde, da missa da beatificação do Papa João Paulo II, a que muitos dos congressistas pretendiam assistir, levou a mesa do Congresso a decidir o prolongamento dos trabalhos por mais um dia.
De acordo com a proposta estatutária apresentada aos congressistas, continua a ser admitida a votação representativa para determinados órgãos, apesar da regra orientadora ser a do voto secreto e direto para todos os órgãos de direção do partido.
É o caso das cúpulas partidárias, nomeadamente do presidente e seus vices, bem como do secretário-geral e do seu adjunto, eleitos em listas que têm de ser subscritas por, pelo menos, 50 delegados ao Congresso.
Por outro lado, os membros para o Conselho Diretivo Nacional (órgão máximo entre congressos), são propostos pelas representações distritais do CNRT, sendo que, dos 47 membros efetivos, 30 por cento passam a ter de ser obrigatoriamente do sexo feminino.
Ao continuar a admitir, a par da eleição direta, a eleição por assembleia representativa, o CNRT difere na sua organização do principal partido rival, a FRETILIN, que anunciou recentemente a escolha da sua liderança para o próximo mandato por voto direto e secreto dos militantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário