domingo, 1 de maio de 2011

LUSO-CANADIANOS PROCURAM MAIOR PRESENÇA EM OTAVA




ELISA FONSECA – LUSA

Otava, Canadá, 30 abr (Lusa) -- Os luso-canadianos procuram maior presença em Otava nas eleições legislativas canadianas de segunda-feira, com a candidatura do político Peter Fonseca, em Mississauga Este-Cooksville, no Ontário.

Os concorrentes portugueses às eleições legislativas no país não atingem a dezena, o que demonstra uma descida face às legislativas de 2008, mas há candidaturas com fortes possibilidade de conduzirem a eleição.

É na província do Ontário que se concentra a maioria dos luso-canadianos a votos, enquanto que no Quebeque apenas se apresenta, desta vez, Alexandra Mendes.

No Parlamento canadiano existiam até agora dois deputados portugueses - Mário Silva e Alexandra Mendes - e um luso-descendente -- Keith Martin, que anunciou em novembro passado que abandonaria a vida política.

Mário Silva e Alexandra Mendes recolocam-se na corrida e há outros candidatos estreantes com possibilidades de rumarem a Otava.

Com um reconhecido currículo político, sendo atualmente deputado provincial e ex-ministro do Trabalho do Ontário, Peter Fonseca ingressa na política federal, sendo já apontado por muitos como o potencial vencedor em Mississauga-Este Cooksville.

"Estou entusiasmado, a receção das pessoas tem sido muito positiva. É, de resto, a circunscrição a que já eu concorria a nível provincial", disse Peter Fonseca à Lusa.

"Espero pelos resultados no dia das eleições e se vencer quero ajudar trazer a Otava muitas mudanças, designadamente um melhor relacionamento entre os níveis federal e provincial", acrescentou.

O atual presidente de câmara de Kingsville, no Ontário, Nelson Santos é outro português na sua primeira campanha federal. Concorre por Essex numa luta que prevê "muito cerrada".

Mário Silva, deputado federal desde 2004 por Davenport, em Toronto, Ontário, está confiante na obtenção do seu quarto mandato em Otava.

"Sabemos que temos o apoio suficiente para ganhar este mandato. Mas precisamos que as pessoas votem. O meu inimigo não é a oposição, é a falta de participação das pessoas nas eleições. E eu quero também encorajar todas as pessoas da nossa comunidade [portuguesa] a votarem", declarou Mário Silva à Lusa.

Na sua circunscrição de Davenport, liberal por tradição, enfrenta este ano cinco adversários, entre os quais a candidata portuguesa Theresa Rodrigues, do Partido Conservador.

Alexandra Mendes volta a candidatar-se em Brossard-La Prairie, na margem sul de Montreal e, desta vez, pretende ganhar com uma boa margem.

Foi eleita deputada federal em 2008 após impugnar a contagem de votos, tendo no final obtido apenas mais 69 votos que o concorrente do Bloco do Quebeque, que reencontra nestas eleições.

"Estou confiante, mas não deixo de fazer um esforço e vou esperar pela contagem dos votos. Gostaria desta vez de ganhar com dez vezes mais votos", declarou à Lusa.

Além destes, há mais alguns portugueses a concorrerem nestas legislativas, mas em posições consideradas pouco elegíveis, como é o caso de Tony Rodrigues, do Partido da Herança Cristã, em Halton, Ontário.

As eleições legislativas de segunda-feira no Canadá designarão os 308 deputados federais canadianos e o líder do partido com o número mais elevado de parlamentares será chamado a formar Governo.

As sondagens apontam para uma vitória minoritária do Partido Conservador, liderado por Stephen Harper, reconduzindo-o à chefia do Executivo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana