sexta-feira, 27 de maio de 2011

Espanha - Barcelona: ânimos aquecem entre “indignados” e polícia na Praça Catalunha





Dezenas de Mossos d'Esquadra (elementos da polícia catalã) rodearam a Praça Catalunha a partir das 06h45 de hoje (05h45 em Lisboa) e começaram a desalojar, “por motivos de higiene” os “indignados” (membros do movimento 15M) que aí estavam concentrados há 12 dias.

De acordo com o “El Mundo”, as pessoas que estavam acampadas na praça mostraram “desde o primeiro momento, uma atitude pacífica”, mas os problemas começaram quando várias pessoas tentaram evitar a acção de limpeza. Isto desencadeou cargas policiais que resultaram em 14 feridos, sem gravidade, segundo fontes da emergência médica, citadas pelo “El Mundo”.

Os agentes acabaram por reprimir aqueles que tentaram impedir a saída dos camiões do lixo que levaram os objectos que estavam acumulados na praça desde que o movimento 15-M (15 de Março) se instalou na Praça Catalunha.

Este movimento começou em Madrid, na praça Puerta del Sol, e reúne precários e desempregados insatisfeitos com o actual panorama político espanhol que tem oscilado, nos últimos anos, entre PSOE (Partido Socialista Obrero Español) e PP (Partido Popular).

“Indignados” podem regressar depois da limpeza

Os Mossos e a Guardia Urbana estão a perder o controlo de uma acção de desalojamento que tinha começado de forma tranquila, relata o “El Mundo”. Alguns dos “indignados” chegaram a furar os pneus de camiões de limpeza para impedirem que abandonassem a praça com mesas, cadeiras e demais utensílios e objectos que se foram acumulando na praça durante os últimos dias de protesto, momento em que os agentes carregaram sobre a multidão, para facilitarem a saída dos camiões.

A intenção dos agentes é que os “indignados” abandonem temporariamente a praça para que os agentes a limpem antes da final da Champions, que decorre amanhã e que vai colocar frente-a-frente o Barça e o Manchester United.

O porta-voz do governo catalão, Francesc Homs, negou que as autoridades estejam a desalojar as pessoas e justificou a acção por motivos de limpeza e segurança antes da celebração da final da Champions League, acrescentando que os “indignados” poderão voltar à praça quando esta estiver limpa.

Na foto: O movimento dos "indignados" tem estado acampado em Madrid e Barcelona (Albert Gea/Reuters)

Sem comentários:

Mais lidas da semana