sexta-feira, 27 de maio de 2011

Moçambique: PORTUGAL CAI PARA TERCEIRO INVESTIDOR ESTRANGEIRO NO PAÍS




LAS - LUSA

Maputo, 27 mai (Lusa) -- Os investimentos de Portugal em Moçambique caíram 83 por cento no primeiro trimestre de 2011, relativamente ao mesmo período no último ano, ocupando agora o terceiro lugar entre os investidores estrangeiros, depois das Maurícias e Emirados Árabes Unidos.

No total, foram aprovados em Moçambique, nos três primeiros meses do ano, projetos portugueses no valor de 4,8 milhões de euros, contra 28,7 milhões de euros no período homólogo de 2010, segundo dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), citados hoje pelo diário O País.

Com estes números, Portugal perdeu a liderança dos investidores estrangeiros em Moçambique para as Ilhas Maurícias, e foi também ultrapassado pelos Emirados Árabes Unidos.

Nos primeiros três meses de 2010, Portugal liderava os investidores estrangeiros, seguido de Espanha e Itália.

No total, no primeiro trimestre de 2011, o investimento direto estrangeiro caiu 40 por cento em Moçambique passando de 91,1 milhões de euros para 55,5 milhões de euros.

Mas, por outro lado, aumentou em 82 por cento o investimento nacional, com uma totalidade de projetos aprovados pelo CPI no valor de 75,7 milhões de euros, destinados sobretudo aos setores da banca, seguros, indústria, hotelaria e turismo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana