Uma filha de Osama bin Laden assegurou que o pai foi capturado vivo pelos soldados norte-americanos antes de ser assassinado, segundo a televisão Al-Arabiya, que cita uma fonte das forças de segurança paquistanesas.
De acordo com a mesma fonte, identificada como um alto responsável das forças de segurança do Paquistão, os soldados norte-americanos detiveram Bin Laden durante os primeiros minutos do ataque militar à casa onde o líder da Al-Qaeda se encontrava.
A mesma fonte, que teve acesso ao testemunho da filha do líder da Al-Qaeda, garantiu que só depois as forças norte-americanas mataram Bin Laden.
A morte do líder da rede terrorista foi anunciada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, no domingo à noite em Washington (segunda-feira de madrugada em Lisboa).
Segundo responsáveis norte-americanos, o líder da Al-Qaeda foi morto durante um ataque a um complexo nos arredores de Islamabad, na localidade de Abbottabad, onde a sua presença foi confirmada no final de Abril.
A Casa Branca divulgou na terça-feira mais detalhes da operação militar, referindo que Bin Laden não estava armado quando foi morto.
«Existia inquietação sobre o facto de Bin Laden resistir à operação de captura e com efeito resistiu (...) Bin Laden foi morto pelo disparo de bala. Não estava armado», referiu o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Carney referiu ainda que a mulher de Bin Laden não foi morta mas ferida numa perna durante a operação.
Na segunda-feira, os responsáveis norte-americanos tinham referido que esta mulher tinha sido utilizada como escudo humano para proteger o chefe da Al-Qaeda e que tinha sido morta.
Sem comentários:
Enviar um comentário