domingo, 1 de maio de 2011

Líbia: NATO ASSASSINA CÍVIS ALEGANDO LEGITIMIDADE, ONU EM SILÊNCIO




Casa do lider líbio foi bombardeada na noite de sábado

Cameron diz que alvos da NATO são só militares e não comenta morte de familiares de Khadafi
 
PÚBLICO – 01 maio 2011

O primeiro-ministro do Reino Unido disse hoje que os ataques da NATO na Líbia são militares, e destinam-se a evitar a perda de vidas de civis. David Cameron não comenta a notícia “não confirmada” da morte de um filho e três netos de Muahmar Khadafi, mas garante que os ataques das forças que apoiam os rebeldes líbios não se destinam a indivíduos particulares.

Ontem, ao final da noite de sábado, várias bombas caíram na casa de Khadafi, na cidade de Tripoli. O Governo anunciou que os ataques tinham morto o filho mais novo do líder, Saif al-Arab, de 29 anos, que regressou há pouco tempo para o país vindo da Alemanha onde estava a estudar. As bombas também terão morto três netos pré-adolescentes de Khadafi.

“O líder está de boa saúde, não foi atingido”, disse o porta-voz do Governo Mussa Ibrahim. “A sua mulher também está bem”, acrescentou, citado pela Reuters. O porta-voz acusou a NATO de revelar o seu objectivo na guerra que iniciou na Líbia.

“Achamos que agora é claro para todos que o que acontece na Líbia não tem nada que ver com a protecção de civis”, disse o porta-voz. “Isto foi uma acção directa para assassinar o líder do nosso país. Não é permitido pela lei internacional. Não é permitido por nenhum código ou princípio”, disse.

Mas a NATO já negou ter como alvo Khadafi ou a sua família. “A NATO continuou os seus ataques aéreos durante a noite, contra as instalações militares do regime, incluindo bombardeamentos aos edifícios de controlo e de comando conhecidos na vizinhança de Bab al-Aziziyah pouco depois das 18h00 (GMT, mais uma hora em Lisboa), na tarde de sábado”, disse a aliança em comunicado.

Hoje, o primeiro-ministro britânico repetiu esta mensagem. “A política de alvos da NATO é completamente clara. Vai em linha com a resolução de 1973 das Nações Unidas e é sobre prevenir a perda de vidas e apontar para a máquina de guerra de Kadhafi, isso obviamente que passa pelas armas, tanques e lança-mísseis, mas também pelas zonas de comando e controlo”, disse David Cameron à BBC, citado pela Reuters. O político não quis comentar a notícia “não confirmada” sobre os familiares mortos do líder líbio.

Da Rússia já se ouvem críticas sobre a actuação da NATO. “Mais e mais factos indicam que o propósito da coligação anti-Líbia é destruir fisicamente Khadafi”, disse hoje à agência de notícias Interfax Konstatibn Kosachev, que está à frente do comité dos negócios estrangeiros da câmara baixa do parlamento russo. O político acrescentou que estava surpreendido pela ausência de comentários dos líderes políticos ocidentais.

Após os ataques na casa de Khadafi, as forças políticas da Líbia levaram imediatamente ao local vários jornalistas que testemunharam a destruição da casa, vidros partidos e aquilo que parecia uma bomba por explodir. Christian Fraser, correspondente da BBC News em Tripoli, foi uma das testemunhas que viu a grande destruição do edifício. O jornalista disse que não havia sinais da reunião da família, nem de corpos.

“É difícil imaginar que alguém pudesse escapar sem um arranhão, mas de acordo com o porta-voz do Governo, o líder líbio e a sua mulher estavam presentes e estão bem e a salvo”, escreveu num comentário à notícia sobre a morte dos familiares de Khadafi, na BBC News. “Mas não existe nenhuma prova independente que eles estivessem estado ali.”

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana