terça-feira, 3 de maio de 2011

Palestina: Fatah e Hamas assinam hoje acordo de reconciliação no Cairo




SCA - LUSA

Cairo, 03 mai (Lusa) - Os movimentos rivais palestinianos Fatah e Hamas vão hoje ratificar no Cairo um acordo de reconciliação que prevê a formação de um governo não partidário até às eleições presidenciais e legislativas no prazo de um ano.

No Egito, que assumiu o papel de mediador, estarão o presidente da Autoridade Palestiniana e principal representante do Fatah, Mahmud Abbas, e o chefe no exílio do movimento radical palestiniano Hamas, Khaled Mechaal, que chegou no domingo à capital egípcia.

O acordo, alcançado na quarta-feira passada, prevê, entre outros aspetos, a formação de um governo interino composto por personalidades independentes, aprovadas pelos dois movimentos, até às eleições presidenciais e legislativas simultâneas no prazo de um ano.

Outros movimentos palestinianos, como a Jihad islâmica (radical), a Frente popular de libertação da Palestina (esquerda), a Frente democrática de libertação da Palestina (esquerda) e o Partido do povo palestiniano (ex-comunista) foram também convidados a ratificar o acordo.

O acordo de reconciliação entre o Fatah e o Hamas, que assumiu o controlo da Faixa de Gaza em junho de 2007, foi aplaudido pelos palestinianos, mas foi fortemente criticado pelos dirigentes israelitas.

Israel anunciou no domingo a suspensão da transferência de fundos para a Autoridade Palestiniana.

O ministro israelita das Finanças, Youval Steinitz, afirmou ter ordenado o adiamento de um encontro, previsto também para domingo, que iria tratar da transferência dos fundos devidos à Autoridade Palestiniana e detidos por Israel.

Durante esse encontro, os peritos deveriam ratificar a transferência para a Autoridade Palestiniana de uma tranche equivalente a 59,6 milhões de euros, segundo o jornal Yediot Aharonot.

O mesmo jornal avançou que o ministro das Finanças tomou a decisão de adiar o encontro após consultar o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana