segunda-feira, 16 de maio de 2011

Polícia tailandesa dá recompensa pela captura de 112 criminosos





A polícia da Tailândia está a oferecer cerca de 2 300 euros a quem faculte informações que permitam a captura de 112 criminosos para que não sejam contratados por candidatos às próximas legislativas, agendadas para 03 de Julho.

Segundo o diário 'Bangkok Post', que cita o subdiretor da polícia tailandesa, a iniciativa pretende evitar que políticos rivais contratem criminosos para resolverem as suas disputas a tiros durante as eleições legislativas antecipadas.

No início da semana, um membro do partido da oposição Puea Thai foi atingido a tiro nas imediações da capital tailandesa, tendo sobrevivido ao ataque, que foi o primeiro aCto de violência da campanha eleitoral.

As eleições na Tailândia costumam ser marcadas pela compra de votos, violência e utilização de personalidades famosas do mundo do entretenimento para conquistar eleitores.

O primeiro-ministro tailandês e presidente do Partido Democrático, Abhisit Vejjajiva, que chegou ao poder no final de 2008, pediu ao rei a dissolução do parlamento para conseguir uma legitimidade eleitoral genuína, mas, para isso, terá de sair vitorioso face ao partido Puea Thai, dirigido pelo ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, em exílio no estrangeiro.

O acto eleitoral deverá realizar-se com um forte aparato de segurança um ano depois das manifestações anti-governamentais dos 'camisas vermelhas', que se prolongaram por dois meses e foram marcadas pela violência, que causou mais de 90 mortos e 1 900 feridos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana