quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Angola | Corredor É Campeão do Mundo – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Um escriba ao nível do chefe Miala é fã do Corredor do Lobito. A corrida propagandística foi encomendada e paga à linha. No velho estilo da aldrabice reinante, são elencadas as grandes vitórias de João Lourenço desde 2017. Primeira e mais retumbante: A Rádio Eclésia no tempo de José Eduardo dos Santos não podia emitir em várias partes de Angola. Agora até se ouve nas lavras de todo o país. O autor da mialada esqueceu-se de dizer que a emissora da Igreja não podia, por Lei, ter mais potência. Presumo que a legislação mudou e agora já pode. Longe de mim pensar que o Executivo permite e admite uma ilegalidade.  

Novo feito do Corredor campeão. Quando chegou ao Palácio da Cidade Alta os Tribunais julgavam apenas dos casos de pilha galinhas. Agora são julgados generais e ministros. O escriba está enganado. Em 1977, foram julgados comandantes (o equivalente a generais) e ministros. No tempo do Presidente José Eduardo foi julgado e condenado o general Miala.

O Corredor do Lobito chegou ao Palácio da Cidade Alta e os professores ganhavam uma miséria. Hoje, seguindo o autor da mialada, “estão a pipocar”. Têm salários milionários. Em 2017 o salário mínimo era de 35 mil kwanzas. Hoje está acima dos 60 mil. Mas o autor da mialada não diz que esses 60 mil são comidos pela inflação o que dá menos do que os 35 mil do antigamente.

Querem mais? O Corredor do Lobito chegou ao Palácio da Cidade Alta e a liberdade de expressão estava ao nível zero mas hoje qualquer bicho do arroz pode falar o que quiser. No antigamente o Graça Campos até dava entrevistas à LAC podre de bêbado e tinha carta-branca do seu apoderado Miala para vomitar indultos e calúnias sobre as suas vítimas. Impunemente. Hoje igualmente.

O Corredor do Lobito chegou ao Palácio da Cidade Alta, cansadíssimo, porque a corrida foi longa e cheia de obstáculos. A economia angolana dependia exclusivamente do petróleo. Segundo a mialada, hoje o mercado está inundado de produtos cultivados e fabricados em Angola. O turismo é uma mina e as tecnologias dominam tudo, desde a aviação à zunga. 

Quando o Corredor do Lobito chegou ao Palácio da Cidade Alta ninguém podia falar do golpe militar em 27 de Maio 1977. Hoje o chefe Miala até abraça os restos mortais e imortais dos golpistas e trata as vítimas como criminosos. O Corredor do Lobito é grande. Enorme. Campeão dos campeões.

Quando o Corredor do Lobito chegou ao Palácio da Cidade Alta os Palancas Negras eram a pior selecção do planeta Terra, diz a mialagem. Hoje está entre as melhores 80 no mundo. Os escribas do chefe Miala jogam na falta de memória. Os Palancas Negras participaram no Mundial da Alemanha em 2006. A Selecção Nacional de Futebol estava entre as 32 melhores selecções do mundo! João Lourenço desempenhava o cargo de vice-presidente da Assembleia Nacional. Mas já era o grande Corredor do Lobito. Corria atrás de mundos, fundos e tachos. Eu estava na bancada com uma camisola oficial e um cachecol. Troquei crónicas diárias de todo o campeonato pela viagem e estada.  

Hoje é dia de balanço. Pior do que João Lourenço é impossível. Dona Vera Daves tem inúmeras qualidades mas está no lugar errado. Faz um grande lugar como gerente de um salão de cabeleireira no Catinton. Teresa Rodrigues Dias, titular do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) é péssima ministra mas dava uma excelente guarda prisional Ainda vai a tempo. O ministro Viegas de Abreu dava um excelente mototaxista ou roboteiro. Mas tem de desligar o intestino grosso do cérebro. Sem essa operação cirúrgica fica como o maluco no meio da ponte. Uma tragédia.

Nota muito positiva para os secretários do Presidente da República e os ministros de Estado da Casa Civil e Casa Militar. Sem eles Angola estava em situação de catástrofe humanitária. Mil vezes pior do que está. 

Sobre os restantes membros do Executivo não me pronuncio. Mas sugiro que os secretários de estado espertos sejam todos enviados para a província do Moxico Leste. Os burros vão ajudar o governador de Icolo e Bengo, Auzílio Jacob. Ele quer muito a participação dos animais no seu governo. Assim seja.

Venâncio Mondlane, com a sua farda da internacional fascista anunciou que na quinta-feira, às oito horas e cinco minutos, desembarca no aeroporto de Maputo. Quer festa. Ainda não percebeu que é o autor moral de crimes gravíssimos, que vão desde o homicídio culposo à destruição de bens públicos, assaltos à mão armada e usurpação. A Casa dos Brancos tem de arranjar outro criado para enfrentar a FRELIMO.

O Ocidente Alargado está muito perigoso. A extrema-direita avança imparável. Trump na Casa dos Brancos. Ventura Chega, Monte Descolorido ou Melo Falido pontificam em Lisboa. Macron em Paris. Alemanha a caminho de ficar nas mãos dos neonazis. Áustria igualmente. Espanha afogada no franquismo. União Europeia dominada pelo Partido Popular Europeu, um antro de fascistas. Jovens angolanos! Sem o Corredor do Lobito e a sua trupe, Angola é o paraíso.  

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana