quarta-feira, 18 de maio de 2011

Senador dos EUA descreve que as fotos do corpo de Bin Laden são “horríveis”




Dulce Furtado – Público

Diários revelam que líder da Al-Qaeda planeava um “novo 11 de Setembro”

O senador republicano James Inhofe descreveu ontem que as fotografias do cadáver de Osama bin Laden, capturadas pela unidade especial da Marinha dos Estados Unidos que atacou o seu complexo em Abbottabad, são “horríveis” e “não deixam dúvida nenhuma” de que o líder da Al-Qaeda foi morto naquela operação em território paquistanês.

Inhofe, que integra o comité dos serviços militares do Senado e faz parte de um grupo muito restrito de responsáveis políticos dos Estados Unidos a quem foi dado acesso a estas imagens, garantiu à CNN ter visto imagens feitas durante a missão de 2 de Maio. “Muitas pessoas por aí dizem que querem ver as imagens, para ter a certeza. Pois eu já as vi. E asseguro que era ele [Bin Laden], morto. Ele foi-se. É história”, afirmou o senador do Oklahoma.

“São horríveis, claro, porque foram tiradas logo após o incidente”, precisou Inhofe já numa entrevista ao canal Fox News, testemunhado que Bin Laden apresentava ferimentos que permitiam concluir que fora baleado num olho. Nove das 15 fotografias apresentadas foram tiradas em Abbottabad, outras três a bordo do navio U.S.S. Vison, onde o corpo de Bin Laden foi preparado para o enterro no mar, e outras três imagens, antigas, para comparar e identificar o líder da Al-Qaeda.

Inhofe – que defende a divulgação das imagens, algo a que se negou o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – avançou ainda que pelo menos duas fotografias tiradas a bordo do U.S.S. Vinson, em que o corpo de Bin Laden está a ser limpo e preparado, deviam ser trazidas a público. “É claramente identificável nelas [que se trata de Bin Laden]. Não aceito esta ideia que a Casa Branca dá de que é perigoso fazermos isto, que podemos provocar a loucura de algum terrorista”, defendeu.

Bin Laden planeava novos ataques

As autoridades norte-americanas têm vindo a tornar públicas ao longo desta última semana várias informações contidas em documentação apreendida no complexo de Abbottabad, onde Bin Laden matinha refúgio há vários anos.

As mais recentes revelam que o líder da Al-Qaeda planeara em extensos diários um novo ataque contra os Estados Unidos, ao nível do 11 de Setembro de 2001, em que foram desviados aviões comerciais e despenhados contra as Torres Gémeas de Nova Iorque e o edifício do Pentágono nos arredores de Washington – causando a morte a perto de três mil pessoas.

Nestes diários, Bin Laden ponderava e calculava quantas vítimas mortais seria necessário um tal ataque provocar de forma a ter um impacto que forçasse os Estados Unidos a retirarem os seus contingentes militares do Médio Oriente.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana