quarta-feira, 18 de maio de 2011

Timor-Leste: Exposição de fotografia é inaugurada na sexta-feira no Porto







PM - LUSA


Porto, 12 mai (Lusa) -- Dezanove retratos de timorenses anónimos e de Xanana Gusmão integram a exposição "Timor -- Olhos nos Olhos", do fotojornalista João Paulo Coutinho, que abre na sexta-feira, no Porto.


Em declarações à Lusa, o autor explicou que este seu projeto resultou de uma viagem que fez àquele país, enquanto fotojornalista do Jornal de Notícias, em 1999.


"É um recuperar de memórias e percursos", contou João Paulo Coutinho, recordando que a visita a Timor-Leste ocorreu "num período pós-eleitoral e de muita instabilidade e miséria".


Num referendo promovido pela Nações Unidas, a 30 de agosto de 1999, os timorenses votaram, por esmagadora maioria, a favor da independência, pondo fim a 24 anos de ocupação indonésia. A independência de Timor-Leste foi restaurada a 20 de maio de 2002.


Sobre o seu trabalho, o fotógrafo prefere deixar "ao critério de cada um encontrar a história que cada um dos retratados conta nas fotografias".


"Cada um pode e deve imaginar o que está por trás destes rostos, as tristezas e alegrias que viveram e as marcas que o tempo lhes deixou", considerou.


Os momentos foram captados com uma Leica M6 e em rolos a preto e branco.


Nascido no Porto, João Paulo Coutinho integrou os quadros da Gazeta dos Desportos, iniciando aqui uma carreira de vinte anos de fotojornalismo, da qual se destaca a passagem pelo Diário de Notícias e Jornal de Notícias.


A exposição Timor - Olhos nos Olhos ficará patente até 17 de junho na galeria Colorfoto, no Porto.


As fotografias estão à venda em tamanho A4, ao preço de 45 euros cada, assinadas no verso, a lápis, pelo autor.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana