quinta-feira, 19 de maio de 2011

Timor-Leste: Governo australiano investe na ajuda ao desenvolvimento timorense





Díli – O Executivo australiano prometeu reforçar, em cerca de 10%, o montante dispendido com a ajuda ao desenvolvimento de Timor-Leste.

Segundo declarações proferidas por Miles Armitage, embaixador australiano em Timor-Leste, a Austrália deverá contribuir com um montante de 123 milhões de dólares para o desenvolvimento de Timor-Leste, durante no biénio 2011-2012.

Durante o período 2010-2011, o esforço dispendido pelo Executivo australiano na ajuda ao desenvolvimento em Timor-Leste totalizou 112 milhões de dólares. Através da agência australiana AusAID, o Executivo australiano tem promovido a ajuda externa através de diferentes áreas, incluindo saúde, educação, infra-estruturas, capacitação de construção e desenvolvimento rural.

Armitage declarou que o reforço de verbas na ajuda ao desenvolvimento timorense mostra o forte empenho australiano na ajuda ao povo timorense. «O meu Governo tem o compromisso de reforçar os fundos para o nosso programa global de assistência para uma soma de 8 milhões de dólares em 2015», referiu o embaixador.

«Vocês ainda se encontram a construir uma nova nação. Tal é um desafio. Vocês têm enfrentado este desafio com coragem e amor. O Executivo australiano também quer fazer parte deste processo de amor», declarou Armitage.

Na ocasião o embaixador teceu algumas afirmações sobre as negociações relativas ao Greater Sunrise, referindo que o seu Governo tem trabalhado para alcançar resultados benéficos para as duas partes. «O Governo australiano tem feito um trabalho intenso, com a contribuição do Governo de Timor-Leste, para chegar a um entendimento que possa vir a beneficiar ambos os países», disse Armitage.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana