segunda-feira, 27 de junho de 2011

Angola - Timor Leste: RAMOS HORTA VISITA A ASSEMBLEIA NACIONAL




ANGOLA PRESS

Luanda – O presidente da República Democrática de Timor Leste, José Manuel Ramos-Horta, chegou por volta das 12H150 à Assembleia Nacional onde vai decorrer uma sessão solene extraordinária por ocasião da sua visita de quatro dias a Angola, visando o reforço da cooperação entre os dois países.

O chefe de Estado timorense recebeu cumprimentos de boas-vindas do Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, e  passou em revista a Guarda de Honra.

Já no hall o grupo de percussão “Celamar”, ao som de batuques saudou o Presidente de Timor Leste.

A José Ramos Horta foi mostrada a maqueta do novo edifício da Assembleia Nacional e dadas informações sobre o andamento das obras de construção, iniciadas em Outubro de 2010 para terminar em 2013.

José Manuel Ramos-Horta, nascido em Díli, a 26 de Dezembro de 1949, político e jurista, é presidente do seu país desde 20 de Maio de 2007.

Foi Ministro de Negócios Estrangeiros de Timor Leste desde aindependência em 2002. Antes disto foi o porta-voz da resistência timorense no exílio durante a ocupação indonésia entre 1975 e 1999.

Considerado como moderado, ocupa o cargo de Ministro das Relações Exteriores no governo auto-proclamado em 28 de Novembro de 1975, apenas com 25 anos de idade.

Deixou Timor Leste apenas três dias antes da invasão indonésia, em viagem até Nova Iorque para apresentar às Nações Unidas o caso timorense. Aí expõe a violência perpetrada pela Indonésia na ocupação do território, tornando-se o representante permanente da Fretilin na ONU nos anos seguintes.

Em Dezembro de 1996, José Ramos-Horta partilha o Nobel da Paz com o compatriota bispo Carlos Filipe Ximenes Belo. O Comité Nobel laureou-os pelo contínuo esforço para terminar com a opressão vigente em Timor-Leste, esperando que o prémio despolete o encontro de uma solução diplomática para o conflito em Timor Leste com base no direito dos povos à autodeterminação.

Timor Leste é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor no Sudeste Asiático, além do enclave de Oecussi, na costa norte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta Leste da ilha.

As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a Sul. Sua capital é Díli, situada na costa
Norte.

É membro da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa CPLP, em que pertencem igualmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tome e Príncipe.

Sem comentários:

Mais lidas da semana