sábado, 25 de junho de 2011

Angola: V Fórum da criança recomenda mais verbas para nutrição e educação gratuita




NME - LUSA

Luanda, 25 jun (Lusa) -- O V Fórum Nacional sobre a Criança, que decorreu esta semana em Luanda, recomendou o aumento de verbas para a aplicação de vários projetos ligados ao desenvolvimento das crianças, entre os quais a nutrição infantil e o acesso gratuito ao ensino.

Uma das recomendações saídas do encontro, que terminou na sexta-feira, visa a institucionalização do Fundo Nacional para a Criança, "logo que as condições para o efeito o permitam, com o objetivo de captar recursos provenientes de diferentes fontes, com vista ao financiamento de atividades que se desenvolvem em obediência ao princípio do interesse superior da criança".

Até que o mesmo se efetive, refere o documento, recomenda-se o aumento das "dotações orçamentais do Instituto Nacional da Criança (INAC), quer a nível nacional como provincial".

Outra preocupação com as crianças tem sido os elevados casos de má nutrição no país, tendo sido recomendado que sejam promovidas ações que capacitem as autoridades tradicionais e organizações comunitárias de base, na utilização dos produtos locais na preparação de dietas saudáveis e equilibradas.

O acesso ao ensino gratuito até ao final de 2011 e uma revisão das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação para todos são também outras das preocupações com as crianças angolanas.

No discurso de encerramento, o ministro da Assistência e Reinserção Social de Angola, João Baptista Kussumua, promotor do encontro, disse que foram atingidos os objetivos pelo qual se realizou a reunião, pedindo aos participantes a "congregação de sinergias" para levar avante o lema do fórum: "Por um futuro melhor, cuidemos da criança".

"Precisamos todos de redobrar esforços, utilizar os melhores mecanismos locais de fortalecimento de ações multidisciplinares, de estabelecimento de alianças estratégicas entre o poder político e a comunidade, o sector privado e a sociedade civil para assegurar o bem-estar da criança", sublinhou na sua mensagem João Baptista Kussumua.

O V Fórum Nacional sobre a Criança reuniu durante três dias membros do Conselho Nacional da Criança, integrados por vice-ministros, secretários de Estado, Conselheiros, organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana