MSO - LUSA
Díli, 16 jun (Lusa) -- O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou na reunião de quarta-feira o programa curricular do 3.º ciclo do ensino básico, elaborado pelo Ministério da Educação com a colaboração da Universidade do Minho.
De acordo com o comunicado da reunião do Conselho de Ministros hoje divulgado, a elaboração do Programa Curricular do 3.º ciclo do ensino básico do Ministério da Educação contou com a colaboração da UNICEF e da Universidade do Minho, Portugal.
"Juntaram-se esforços e conhecimentos de especialistas timorenses e de conhecedores das melhores práticas internacionais nesta matéria. O diploma realça ainda a importância de, além das línguas oficiais, se fazer uso das línguas nacionais, bem como da adequação do programa escolar aos mundos sociais e culturais dos alunos e às suas experiências, à sua idade e níveis de desenvolvimento cognitivo, com base no reconhecimento da gradualidade das aprendizagens", explica o texto.
Além do programa do 3.º ciclo, o Governo produziu um decreto-lei que autoriza a aprovação ministerial dos programas curriculares e estabelece o conjunto de normas que regem a implementação de todo o currículo do ensino básico, de acordo com o que já vigora para o ensino primário.
O diploma define ainda o Plano Curricular para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico "de forma a garantir a coerência e o respeito pelas normas orientadoras da Lei de Bases da Educação em relação aos conteúdos e objetivos dos programas curriculares".
Sem comentários:
Enviar um comentário