domingo, 5 de junho de 2011

Brasil: BOMBEIROS DO RIO AQUARTELAM-SE EM PROTESTO CONTRA REPRESSÃO POLICIAL




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 05 jun (Lusa) -- Elementos do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro anunciaram hoje que ficarão aquartelados em todos os municípios do estado e só deixarão as unidades em casos de extrema urgência, noticia a imprensa local.

A decisão foi tomada um dia após o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) ter reprimido e detido 439 bombeiros e familiares que exigiam aumentos salariais para a corporação.

Durante os protestos, os bombeiros ocuparam, na madrugada do sábado, o Quartel Central da instituição, no centro da cidade, onde também estavam mulheres e filhos dos profissionais.

Os bombeiros protestaram contra o excesso de violência durante a repressão, alegando que havia crianças e mulheres no local e a manifestação era pacífica.

Os polícias do Bope entraram com fuzis e chegaram a dar tiros para o ar ao entrar no quartel.

O episódio culminou ainda na exoneração do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Marcos Machado.

Em conferência de Imprensa após os incidentes, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, classificou de "inaceitável" o comportamento dos manifestantes e adiantou que serão acusados de crimes administrativos e criminais pela invasão do Quartel General.

Os bombeiros do Rio têm realizado pequenas manifestações desde meados de abril a pedir aumentos salariais e melhores condições de trabalho, mas ainda não conseguiram ver satisfeitas as suas reivindicações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana