quinta-feira, 9 de junho de 2011

DIA DE PORTUGAL EM TIMOR LESTE É NA ESCOLA E COM SARDINHA À BEIRA MAR




MSO – LUSA

Díli, 09 jun (Lusa) -- As centenas de portugueses que se encontram em Timor-Leste vão repartir o seu 10 de Junho entre a receção mais formal na Escola Portuguesa, a convite do embaixador, e o arraial popular no "Carlos".

À semelhança de anos anteriores, a Escola Portuguesa de Díli abre as portas à comunidade, ao final da tarde, para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas numa receção a convite do embaixador português para assinalar a efeméride.

Palavras de circunstância, apertos de mão ou beijos a amigos que se encontram nestas ocasiões, conversas sobre as últimas "de cá e de lá", vão certamente preencher o tempo de quem vai à Escola, em Balide.

Depois do sol se pôr, a romaria é para o "Carlos", já fora de Díli, junto à praia, na direção da Areia Branca.

De um lado o mar, do outro a montanha, e no meio um pedaço bem português, o "Ponto de Encontro".

Quase ninguém conhece o espaço por esse nome, que é a designação oficial do estabelecimento, mas não há que enganar: perguntem pelo "Carlos" que vão lá direitinhos e se dúvidas houverem, quando na estrada para o Cristo Rei começar a cheirar a sardinha assada, a febras, a broa de milho ainda quente, é parar porque se está no sítio certo.

Carlos Roma, um algarvio que foi há 11 anos para Timor-Leste para ficar apenas seis meses e está para ficar, é o dono do estabelecimento e anualmente, pelo 10 de Junho, ajuda os compatriotas a matar saudades do Portugal, promovendo a festa popular.

"A sardinha foi importada de Portugal, através da Austrália. O vinho mandei eu vir do nosso país e nem a broa de milho vai faltar porque descobri um timorense que ainda a sabe fazer muito bem", diz à Lusa o dono do restaurante

E até vasos de manjericos viajaram de Portugal para o outro lado do mundo para que os poetas de ocasião possam pendurar as suas quadras.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que inveja!!

Anónimo disse...

Caro Embaixador de Portugal,

Será que não tem olhos para enxergar e compreender que a casa dos Portugueses em Dili sempre foi a residência do embaixador e não a escola Portuguesa. Os Portugueses em Dili, gostam de ser recebidos com a dignidade que merecem no dia de Portugal.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana