sexta-feira, 3 de junho de 2011

Horta: Recursos humanos de Timor-Leste são superiores aos de Laos, Camboja e Mianmar





Díli - O Presidente timorense, José Ramos-Horta, declarou que os recursos humanos de Timor-Leste estão melhor preparados do que vários países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) de acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, o último relatório do PNUD revelava que os indicadores de desenvolvimento de Timor-Leste em matéria de recursos humanos seriam superiores aos do Laos, Camboja e Mianmar.

Tendo por base o mesmo relatório, o Presidente enfatizou que o lugar de 120.º país em 169 lugares possíveis que, Timor-Leste ocupava o ano passado, estaria acima dos níveis de desenvolvimento quer do Laos (122), Camboja (124) ou Mianmar (132).

Para Ramos-Horta, Timor-Leste conta com recursos humanos mais capacitados que alguns países africanos, como Nigéria, Angola ou Moçambique. A tendência de capacitação dos recursos humanos em Timor-Leste está expressa nos diversos relatórios internacionais sobre com uma avaliação de 0,365, e em 2010, de acordo com o relatório da PNUD, já contava com 0,502 de acordo com os mesmos critérios.

Para Ramos-Horta, os países da ASEAN não deveriam estar preocupados com a capacitação dos recursos humanos em Timor-Leste, “os nossos amigos na ASEAN não têm que se preocupar com os recursos humanos timorenses”.

Concordando com a posição expressa pelo Presidente da República, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias Albano da Costa, expressou que também alguns membros da ASEAN não beneficiam de recursos humanos capacitados.

No mês passado Singapura vetou a adesão de Timor-Leste à ASEAN, em 2012, em virtude da falta de capacitação de recursos humanos timorenses.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana