PMA - LUSA
Maputo, 29 jun (Lusa) -- Os ministérios da Defesa de Moçambique e da Índia anunciaram terça-feira em Nova Deli que vão cooperar no combate à pirataria no Oceano Índico, para garantir a segurança do comércio marítimo na região.
A junção de esforços entre os dois países no combate à ameaça dos piratas da Somália, muito ativos no Oceano Índico, foi anunciada pelos ministros da Defesa de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Índia, A.K. Antony.
"A Índia e Moçambique acordaram em trabalhar juntos na questão da segurança marítima para fazer do Oceano Índico uma rota segura para o comércio marítimo", disse A.K. Antony, em comunicado divulgado após conversações com o homólogo moçambicano.
Por seu turno, o ministro da Defesa moçambicano agradeceu à Índia o resgate pela marinha indiana de 12 marinheiros moçambicanos, que haviam sido sequestrados a bordo de um navio pesqueiro por piratas somalis, em finais do ano passado.
"Ambos os países tiveram discussões frutíferas em várias questões sobre o domínio da Defesa. Novas áreas de cooperação foram identificadas, como forma de elevar e fortalecer as relações bilaterais", afirmou Filipe Nyusi.
Moçambique e Índia têm vindo a cooperar na área da Defesa desde 2006, ao abrigo de um memorando de entendimento assinado nesse ano, preconizando a cooperação técnico-militar, logística, bem como formação e treino militares.
*Foto em Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário