segunda-feira, 6 de junho de 2011

ONU DIZ QUE ACESSO À WEB É DIREITO HUMANO





A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que o corte do acesso à internet é uma violação dos direitos humanos. Além de criticar alguns países pelo corte do serviço durante as manifestações no mundo árabe, o relatório aponta, ainda, a países ocidentais como a França e o Reino Unido.

Um relatório da ONU defende que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esse mesmo direito.

Segundo a ONU, cortar o serviço é "uma violação" do "artigo 19, parágrafo 3 º, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos".

O relatório surge numa altura em que a Síria cortou a maioria dos acessos à internet, na sequência da onda de protestos contra o regime no país, e depois do Egipto ter tomado a mesma medida durante as revoltas que levaram à demissão do antigo Presidente Hosni Mubarak.

O relatório critica, ainda, a França e o Reino Unido, que aprovaram leis para bloquear o acesso de algumas pessoas por estas não estarem alegadamente a respeitar os direitos de propriedade.

NC

Sem comentários:

Mais lidas da semana