EL - LUSA
Lima, 05 jun (Lusa) -- A segunda volta das eleições presidenciais que se realiza hoje no Peru, em que estão inscritos mais de 19 milhões de eleitores, começou com a abertura das assembleias de voto, às 08:00 locais (14:00 de Lisboa).
Os eleitores, que vão escolher entre Ollanta Humala e Keiko Fujimori, podem votar até às 16:00 locais (22:00 de Lisboa).
O voto é obrigatório para os peruanos com idades compreendidas entre os 18 e 70 anos e a multa vai dos 18 aos 72 soles (entre cinco a 20 euros), conforme o nível económico do infrator.
Os dois candidatos são o ex-militar Ollanta Humala e Keiko Fujimori, filha do polémico ex-presidente Alberto Fujimori.
As últimas sondagens divulgadas pela imprensa peruana anteveem uma eleição renhida, ao anunciarem um possível empate técnico.
O líder do Partido Nacionalista peruano, Ollanta Humala, 48 anos, foi o vencedor da primeira volta das presidenciais, realizada a 10 de abril, com 31,7 por cento dos votos, enquanto que Keiko Fujimori, 36 anos, alcançou 23,4 por cento.
O sistema político peruano tem por base um regime presidencialista com um mandato de cinco anos renovável, mas não de modo consecutivo, e um Parlamento unicameral.
O país é liderado desde 2006 por Alan Garcia, um social-democrata que já tinha assumido a presidência peruana entre 1985 e 1990. Nos últimos cinco anos, Garcia impôs ao país uma política económica liberal.
Sem comentários:
Enviar um comentário