sexta-feira, 24 de junho de 2011

PGR diz que Ban Ki-moon sabe "em que pé" estão investigações sobre assassínios de 2009



MSE - LUSA

Bissau, 24 jun (Lusa) -- O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, Amine Saad, disse hoje à agência Lusa não perceber as declarações dos responsáveis das Nações Unidas sobre as investigações aos assassínios de 01 e 02 de março de 2009 no país.

"Eu não percebo (...) digo com toda a franqueza", afirmou Amine Saad.

Segundo o Procurador-Geral da República guineense, o "trabalho está a ser feito e ele (secretário-geral da ONU) sabe disso".

"O Ban Ki-moon e o Joseph Mutaboba sabem em que pé é que estão as investigações e o que as está a obstaculizar", afirmou, sem adiantar mais pormenores. 

"É crítico para as autoridades nacionais cumprirem cabalmente as prioridades estabelecidas na resolução do Conselho de Segurança 1949 (de 2010) e concluírem investigações independentes e transparentes aos assassínios de 2009", adianta Ban Ki-moon no relatório que será discutido na próxima terça-feira em Nova Iorque, com a presença do chefe da UNIOGBIS e uma delegação ministerial guineense, e divulgado hoje pela Lusa.

A tentativa de golpe de 2009 resultou na morte do então presidente Nino Vieira e do chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Tagme Na Waie.

Sem comentários:

Mais lidas da semana