sexta-feira, 3 de junho de 2011

Portugal - Eleições: CAMPANHA ELEITORAL TERMINA HOJE




MLS - LUSA

Lisboa, 03 jun (Lusa) - A campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de domingo termina hoje, depois dos líderes das forças políticas com assento parlamentar terem percorrido milhares de quilómetros numa autêntica "Volta a Portugal".

Depois de um périplo de 13 dias, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, realiza o comício de encerramento no Parque das Nações, em Lisboa, enquanto o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, escolheu o Largo do Carmo, também na capital.

A poucos metros de distância estará o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, no Largo Camões. Francisco Louçã encerra a campanha do Bloco de Esquerda no Coliseu do Porto e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, em Setúbal.

Nestas eleições para a Assembleia da República, dezassete forças políticas apresentaram listas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais.

Além das cinco forças políticas com representação parlamentar - PS, PSD, CDS-PP, BE e CDU (coligação PCP e PEV) -, concorrem ao sufrágio PCTP-MRPP, Movimento Esperança Portugal (MEP), Movimento Partido da Terra (MPT), Partido Popular Monárquico (PPM), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), Partido Trabalhista Português (PTP), Portugal Pró-Vida (PPV), Partido Democrático do Atlântico (PDA), Partido Nova Democracia (PND), Partido Humanista (PH) e o Partido Operário da Unidade Socialista (POUS).

De acordo com a Direção Geral da Administração Interna (DGAI), estão habilitados a exercer o seu direito de voto 9.626.305 cidadãos.

Para obter uma maioria absoluta, um partido ou uma coligação precisam de alcançar 116 deputados.

O PS venceu as últimas eleições legislativas, em 2009, com 36,56 por cento dos votos (97 deputados), mas perdeu a maioria absoluta alcançada quatro anos antes. O PSD obteve 29,11 por cento (81 deputados), o CDS-PP 10,43 (21), o Bloco de Esquerda 9,81 (16) e a CDU 7,86 (15). A abstenção foi de 40,32 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana