sexta-feira, 24 de junho de 2011

Timor-Leste: CONFERÊNCIA EM DÍLI JUNTA GALP ENERGIA, PETROBRÁS E PETROGAL ANGOLA




ANP – MS - LUSA

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- A aproximação a Timor-Leste das grandes empresas de energia do espaço lusófono vai juntar numa conferência, em Díli, a Galp Energia, a Petrobras e a Petrogal Angola, revelaram à lusa os organizadores do evento.

A conferência decorre entre 30 de junho e 01 de julho e é co-organizada pelo Parlamento timorense, pelo Governo de Timor-Leste e pela Galp Energia.

"Facilitar a aproximação a Timor-Leste das grandes empresas de energia do espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa" (CPLP) e "abrir novas perspetivas para o futuro para o setor da Energia em Timor-Leste", são os objetivos do evento, adiantou um assessor do Parlamento timorense.

A exploração e produção do Greater Sunrise - o campo de petróleo e gás natural do mar de Timor -- que tem estado envolto em grande controvérsia e negociações difíceis entre as autoridades timorenses e australianas, vai ser um dos temas em debate nesta conferência.

O tema será abordado no segundo dia, de acordo com o programa disponibilizado à agência Lusa pelos organizadores, depois de uma exposição a cargo do Presidente da Autoridade Nacional timorense do Petróleo, Gualdino da Silva.

A Galp Energia aposta forte nesta conferência com a presença em Díli do seu presidente, Manuel Ferreira de Oliveira, de Fernando Gomes, administrador com o pelouro internacional do negócio do petróleo, e ainda dos diretores das áreas de negócio de petróleo, gás natural, gás natural liquefeito e biocombustíveis.

Laércio do Prado Freires, Sillas Oliva Filho e Carlos Alberto Barra Tessarollo vão estar a representar a brasileira Petrobrás, e Renato Azevedo a Petrogal Angola.

Do lado de Timor, o presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama, abre os trabalhos da conferência, e o primeiro-ministro Xanana Gusmão faz o encerramento dos trabalhos no dia 01.

A participar nos debates vão estar o ministro da Economia João Gonçalves, o secretário de Estado dos Recursos Naturais, Alfredo Pires, e o secretário de Estado da Política Energética, Avelino Coelho.

O primeiro dia da conferência é dedicado à questão das reservas nacionais de petróleo e gás natural, às perspetivas do mercado energético num horizonte de 30 anos, e à legislação e regulamentação do setor energético.

Além do debate sobre o Greater Sunrise, já referido, os conferencistas vão abordar os diferentes modelos de empresas nacionais de petróleos nos países da CPLP e o futuro dos "combustíveis verdes", entre outros temas.

A Galp Energia, recorde-se, já tem interesses em Timor Leste, onde, em 2007, adquiriu 10 por cento da concessão para prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo nos blocos em Timor atribuídos ao consórcio liderado pela sua acionista italiana, a ENI, que detém as concessões por um período de sete anos, para a fase de exploração, e de 25 anos, para a fase de produção.

O Governo de Timor-Leste já anunciou a intenção de abrir novo concurso público internacional para a concessão de mais blocos petrolíferos nas águas exclusivas do mar de Timor, relativas aos blocos D, G, F, I e J.

Sem comentários:

Mais lidas da semana