sábado, 25 de junho de 2011

Luanda: ARTISTAS PLÁSTICOS TIMORENSES EXPÕEM TRABALHOS NA CELAMAR




ROQUE SILVA – JORNAL DE ANGOLA

A galeria de arte Celamar realiza hoje, às 18h30, na sua sede na Ilha do Cabo, em Luanda, uma exposição de obras de tecelagem de artesãs timorenses.

Em declarações ao Jornal de Angola, Marcela Costa, proprietária do atelier, informou que a mostra é composta por diversas peças de tecido feitas à mão e industriais, com teares automáticos, por artistas da Associação das Mulheres Têxteis de Timor-Leste (TAIS).

Marcela Costa referiu que entre as peças constam trabalhos de uma artista alemã, com o objectivo de apresentar à mulher angolana outros ofícios femininos que podem servir de exemplo na luta pela pobreza. “Muitas mulheres timorenses sustentam as suas famílias com esses trabalhos, daí a necessidade que sentem de passar a sua experiência às mulheres de outros países”, disse a artista.

A exposição foi antecedida de uma oficina de tecelagem para mulheres angolanas, sobre todo o processo da arte de tecer, uma das mais antigas manifestações da inteligência humana, cujas origens remontam desde à pré-história, a partir do momento em que o homem sentiu a necessidade de deixar de se vestir com pele de animais. 

A formação, que durou uma semana, permitiu às formandas aprenderem a distinguir os diferentes tipos de linhas e tecidos, desenhar e pintar linhas ou fios de trama (transversal) e urdidura, (longitudinal), para se fazerem tecidos.

A exposição e a oficina de tecelagem é iniciativa da (TAIS) e tem o apoio das embaixadas da Noruega e da Indonésia, em Timor-Leste, e da ALOLA Fundation, instituição solidária de apoio a mulheres e crianças em Timor-Leste. 
  

Sem comentários:

Mais lidas da semana