ANGOLA PRESS
Luanda - O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos Horta, disse hoje, domingo, em Luanda, que o seu país pretende reforçar a cooperação com Angola nos domínios energético e da defesa.
“O Timor-leste pretende reforçar a cooperação e a troca de experiência com Angola em vários domínios, entre os quais da defesa e energético”, disse.
Ramos Horta falava à imprensa no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, logo após a sua chegada ao país, onde vai efectuar uma visita oficial de três dias .
Referiu que pretende reforçar a cooperar com Angola no domínio da defesa, mais propriamente na questão da organização das forças armadas e desmobilização dos militares.
Para tal, disse, fazer-se acompanhar do titular da pasta da defesa do seu país e prevê a assinatura de acordos.
Já no domínio energético, referiu que Angola, é um país em crescimento económico, tem varias experiência no domínio de petróleos.
O presidente timorense vai visitar durante a sua estada em Angola a SONILS , adstrita à Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) uma empresa estatal do ramo petrolífero, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola
Sublinhou que o seu país em fase de desenvolvimento energético produz pequenas quantidades de gás natural, o que numa primeira fase considera o necessário para o país.
Lamentou a falta de recursos humano em Timor-leste, citando o apoio que tem referido dos Países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) nesta área.
Ramos Horta e a delegação que o acompanha foram recebidos a sua chegada pelo ministro da Defesa, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem e por outros membros do governo angolano.
Angola e Timor Leste, dois países membros da CPLP cooperam em vários domínios entre os quais o parlamentar, educação e defesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário