Luanda - O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos Horta, chegou hoje, domingo, ao país para uma visita oficial de três dias , destinada ao reforço da cooperação bilateral.
No aeroporto de Luanda, Ramos Horta e a delegação que o acompanha foram recebidos pelo ministro da Defesa, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem e por outros membros do governo angolano.
De acordo com o programa da visita, segunda-feira o Chefe de Estado do Timor-Leste, vai depositar uma coroa de flores no monumento do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, e logo em seguida parte para o Palácio Presidencial onde lhe serão dados os cumprtimentos de boas vinda, pelo seu homologo angolano, José Eduardo Dos Santos.
Após à cerimónia, os dois estadistas vão manter um encontro em privado, seguindo-se conversações entre delegações dos dois países.
José Ramos Horta vai ainda, de acordo com o programa, participar de uma sessão solene extraordinaria da Assembleia Nacional, em sua honra.
A ida a lugares de interesse económicos e social, como o zona economica especial , onde vai visitar três unidades fabris, a base da Sonils e a unidade hospitalar Girassol, constam igualmente do programa do estadista timorense em Angola.
Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor no Sudeste Asiático, além do enclave de Oecussi, na costa norte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha.
As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Sua capital é Díli, situada na costa norte.
É membro da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa CPLP, em que pertencem igualmente Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guine Bissau, Moçambique, Portugal e São Tome e Príncipe,
Sem comentários:
Enviar um comentário