terça-feira, 5 de julho de 2011

Cabo Verde: PR TIMORENSE ELOGIA DESENVOLVIMENTO DO ARQUIPÉLAGO




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia - O presidente de Timor-leste, Ramos Horta disse hoje (segunda-feira) que Cabo Verde é um exemplo a seguir, por ser um país sem recursos que nos últimos anos conseguiu um bom nível de desenvolvimento. 
   
Ramos Horta, que chegou hoje a Cabo Verde para uma visita de três dias ao arquipélago, disse à Rádio Nacional de Cabo Verde que tem acompanhado o desenvolvimento do país tanto em termos económicos como políticos, e tem dado o país como um exemplo que Timor deve seguir. 
 
"A última vez que cá estive foi há cerca de dez anos e nesse espaço de tempo acompanhei a evolução muito positiva da situação em Cabo Verde no plano político, económico e toda gente que veio cá dizia que vou ficar surpreendido com o novo Cabo Verde e acredito que sim", disse. 
 
Para Ramos Horta, Cabo Verde é um dos exemplos que Timor-leste deve seguir. 
 
"Tenho uma grande admiração por Cabo Verde, dou sempre o arquipélago como exemplo que o nosso pais deve seguir, de um país sem recursos naturais, com dificuldades extremas, mas que tem um recurso insubstituível, um povo trabalhador, motivado e é este exemplo que dou muitas vezes no meu país", acrescentou. 
 
Sobre a cooperação com Cabo Verde, o presidente timorense lembrou que existem acordos já assinados no domínio da administração pública e da cooperação judiciária e destacou o trabalho dos cabo-verdianos que se encontram em Timor como cooperantes. 
 
"Tem sido de uma inestimável contribuição, sobretudo na área da justiça é uma das áreas fortes de cooperação entre os dois países e julgo que eles se sentem em casa e contribuem muito activamente para a consolidação do nosso Estado de direito, e para a paz e estabilidade do nosso país", sublinhou.
 
O presidente de Timor-leste, que chega esta tarde à cidade da Praia, iniciou hoje a sua primeira visita oficial ao arquipélago na ilha do Sal. Ramos-Horta é o convidado de honra da sessão solene das comemorações do 36º da independência nacional. 
      
Durante a sua estada em Cabo Verde Ramos-Horta vai ser condecorado pelo presidente cabo-verdiano Pedro Pires e deverá visitar alguns sectores da administração pública, como o Núcleo Operacional da Sociedade de informação (NOSI) e a Casa do Cidadão, para conhecer a experiência cabo-verdiana em termos de governação electrónica.  

Também está prevista no dia 06 a deposição de uma coroa de flores no memorial a Amílcar Cabral. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana