quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cabo Verde: Primeiro-ministro vai a Timor em 2012 para assinar acordo de cooperação




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou quarta-feira que deverá visitar Timor-Leste no início de 2012, onde deverá assinar um acordo de cooperação.  

A decisão foi anunciada pelo chefe do governo cabo-verdiano, depois de um encontro com o presidente timorense, José Ramos-Horta, que se encontra de visita a Cabo Verde.  
 
“Ficou assente a ida, no início do próximo ano, de uma delegação governamental chefiada por mim, para analisarmos com Timor o quadro concreto e fecharmos um acordo de cooperação neste vários domínios", disse.  

José Maria Neves adiantou que as áreas já discutidas são várias destacando recursos humanos, descentralização e governação electrónica.  
 
"No reforço das relações de cooperação há áreas importantes, nomeadamente finanças públicas, planeamento estratégico para o desenvolvimento, capital humano, descentralização e reforço do Estado de direito democrático", salientou. 

Cabo Verde já possui um acordo de cooperação com Timor--Leste que tem permitido a vários quadros cabo-verdianos deslocarem-se àquele país asiático no âmbito do reforço da capacitação da administração pública timorense. 

Neste sentido, o chefe do governo avançou que Cabo Verde pode vir a formar profissionais para trabalhar em Timor.  
 
"Vamos estabelecer um quadro de cooperação e haverá possibilidade de formar quadros cabo-verdianos para trabalhar especificamente com os nossos amigos de Timor-leste", adiantou.  

Ramos-Horta disse ter ficado satisfeito com esta possibilidade de cooperação entre os dois países, principalmente no domínio dos recursos humanos qualificados. 

"Se há uma coisa que falta a Timor, e não falta a Cabo-Verde, são recursos humanos. Até mesmo nos municípios, onde ainda estamos a dar os primeiros passos e nos deparamos com enormes dificuldades. Nem fizemos sequer eleições para autarquias. Pensámos em fazer em 2009/2010, mas adiámos para 2013 por falta de recursos humanos", exemplificou.  

O programa da visita de Ramos Horta a Cabo Verde levou-o quarta-feira a visitar o Supremo Tribunal de Justiça, a Casa do Cidadão, o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) e o Hospital Agostinho Neto.

Sem comentários:

Mais lidas da semana