segunda-feira, 4 de julho de 2011

DÍLI E LUANDA MAIS PRÓXIMAS




Carlos Ramos, delegação de Luanda - SOL

O presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, esteve esta semana em Luanda e partiu satisfeito com os acordos que conseguiu estabelecer em vários domínios, com destaque para a Defesa e Segurança e para os Recursos Naturais.

O chefe de Estado angolano comunicou a assinatura de um acordo no domínio da Defesa. «Pretende-se colocar à disposição dos nossos irmãos timorenses toda a experiência por nós adquirida nos domínios da formação, da organização e da logística das Forças Armadas». Já Ramos-Horta explicou que na área da Defesa os timorenses querem «aproveitar a experiência de Angola na modernização das Forças Armadas, na reforma e na desmobilização». Sublinhou, no entanto, que Timor tem recebido a cooperação de outros países, em particular, do Brasil e de Portugal.

Quanto aos recursos energéticos, Ramos-Horta justificou a necessidade de cooperação dada a falta de recursos humanos em Timor-Leste. «Esta é uma área em que esperamos que Angola, à semelhança de outros países da CPLP, como Cabo Verde, Brasil e Portugal, possa apoiar-nos na área de formação», concluiu.

Segundo José Eduardo dos Santos, assuntos de interesse bilateral, como o processo de reformas no quadro das Nações Unidas foram debatidos pelos dois.

Ramos-Horta convidou o homólogo para uma visita oficial a Timor-Leste, que Eduardo dos Santos aceitou, disse, «com prazer». O Presidente angolano foi ainda agraciado com o Grande Colar pelo seu apoio à causa timorense.


Sem comentários:

Mais lidas da semana