segunda-feira, 4 de julho de 2011

RAMOS HORTA PARTICIPA NAS CELEBRAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE





Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Timor Leste, José Ramos Horta, é o convidado de honra para as celebrações do 36.º aniversário da independência de Cabo Verde, a 5 de julho, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Ele será um dos oradores na sessão solene da Assembleia Nacional (Parlamento) que vai assinalar o aniversário da independência do arquipélago de Portugal, alcançada a 5 de julho de 1975.

Ramos Horta efetua a sua primeira visita oficial a Cabo Verde enquanto chefe de Estado da República Democrática de Timor Leste.

Cabo Verde foi um dos países que sempre manifestou solidariedade na luta de Timor Leste,  ex-colónia portuguesa, pela sua independência em 1975, mas logo após ele foi invadido pela Indonésia.

Desde essa altura, o Governo cabo-verdiano juntou a sua voz a todos aqueles que, nos diferentes fóruns internacionais em que participava (Assembleia Geral e Comissão dos Direitos Humanos da ONU, da CPLP, dos PALOP), mantinham viva a causa da luta do povo timorense contra a ocupação indonésia.

Em 2000, já como país independente, o presidente da Resistência Timorense, Xanana Gusmão, efetuou uma visita a Cabo Verde, durante a qual foram lançadas as bases para o Acordo Geral de Cooperação assinado entre os dois países dois anos mais tarde.

Com a visita do então primeiro-ministro de Timor Leste, Mari Alkatiri, a Cabo Verde, em 2005, foi assinado um Processo Verbal contendo as possíveis áreas de colaboração como a administração pública e as tecnologias de informação, a saúde, a agricultura, a cooperação empresarial, a administração interna/interior, a educação/formação superior/média e a formação profissional/emprego.

A visita de Ramos Horta deverá permitir aos dois países membros da comunidade lusófona  dar novos passos para o reforço da sua cooperação bilateral.

-0- PANA CS/TON  01 jul 2011

Sem comentários:

Mais lidas da semana