segunda-feira, 25 de julho de 2011

DILMA ANUNCIA PRIMEIRAS AÇÕES DO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 25 jul (Lusa) -- A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, lançou hoje a extensão local do programa Brasil Sem Miséria, apresentado no início de junho, na região Nordeste, onde estão 60 por cento da população brasileira mais miserável.

A cerimónia realizou-se na cidade de Arapiraca, no Estado de Alagoas, a 135 quilómetros da capital, Maceió, no nordeste brasileiro.

Durante o ato, os governadores dos nove Estados que integram a região comprometeram-se a executar os quatro eixos previstos pelo Programa Brasil sem Miséria, que pretende retirar 16,2 milhões de brasileiros da pobreza extrema.

Na região Nordeste estão localizados 9,6 milhões de pessoas, na sua maioria agricultores rurais, em zona com um clima semi-árido e solo pouco produtivo.

Durante a cerimónia, a presidente Dilma Rousseff comparou os números da população sem assistência com os países vizinhos, afirmando que o Brasil já tinha conseguido tirar "uma Argentina" (40 milhões) da miséria, mas que ainda faltava "um Chile", referindo-se a uma população de 16 milhões.

Na sequência, Dilma fez um apelo aos brasileiros para que dêem prioridade aos produtos com o selo 'Brasil sem Miséria e Agricultura Familiar Desenvolvida', que estarão nos supermercados.

"Se os brasileiros e brasileiras se dispuserem a enfrentar e encarar esse mesmo desafio, que é ultrapassar a extrema miséria no nosso país, poderão contribuir escolhendo esses produtos na gôndola", desafiou a presidente.

Um dos principais eixos do programa prevê a inclusão da produção dos agricultores rurais da região no mercado nacional.

As ações incluem programas de assistência a estes agricultores, para que aprendam técnicas de melhor utilização do solo, e de intermediação entre os agricultores e a iniciativa privada, para os ajudar a colocar os produtos nas grandes redes retalhistas brasileiras.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana