domingo, 31 de julho de 2011

Ministro considera que há muito trabalho a fazer para desenvolver ensino da matemática





O ministro da Educação, Nuno Crato, defendeu  hoje, em Coimbra, que é preciso "continuar a trabalhar" para desenvolver  o ensino da matemática, melhorando o grau de exigência dos programas escolares.

"Nós, em Portugal, passámos quase três décadas até conseguirmos uma  medalha de ouro nas olimpíadas internacionais. Portanto, há muito trabalho  a fazer. Isto faz-se com experiência, com o apoio de professores dedicados,  das sociedades de matemática e com mais horas letivas", afirmou aos jornalistas.

Falando à margem das primeiras Olimpíadas de Matemática da Lusofonia,  que decorreram quarta e quinta-feira em Coimbra, Crato considerou que é  preciso "continuar a trabalhar para desenvolver a matemática" em Portugal.

Questionado sobre se os manuais escolares são de fraca qualidade, como  considerou um dos professores do projeto Delfos (escola de matemática para  jovens), o ministro da Educação respondeu que, em primeiro lugar, é preciso  "melhorar o grau de exigência dos programas". 

Sublinhou que "os manuais escolares têm vindo a ser revistos por comissões  independentes, que têm ajudado a melhorá-los" e disse que pensa "que é preciso  prosseguir esse caminho". 

Confrontado com as preocupações da Associação Nacional de Municípios  sobre os cerca de 1500 auxiliares educativos que terminam contrato no final  deste mês, Nuno Crato disse esperar que o problema se resolva e que o Ministério  estará atento ao caso, mas serão os municípios a responder "caso a caso".

O ministro preside esta noite, no Palácio de São Marcos, à entrega dos  prémios das primeiras Olimpíadas de Matemática da Lusofonia, em que participaram  vinte e três alunos de seis países. 

À competição não compareceram alunos da Guiné-Bissau e de S. Tomé e  Príncipe, mas apenas um professor observador, tendo em vista a presença  desses países em olimpíadas futuras. 

Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Timor-Leste e Portugal estão  representados na primeira edição desta iniciativa, que para o ano se realiza  no Brasil, de acordo com a organização.  
 
*Foto em SIC NOTÍCIAS

Sem comentários:

Mais lidas da semana