segunda-feira, 4 de julho de 2011

Presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento participa na reunião de doadores




MSO - LUSA

Díli, 04 jul (Lusa) - O presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), Haruhiko Kuroda, desloca-se a Díli na próxima semana para participar na Reunião dos Parceiros de Desenvolvimento de Timor-Leste, anunciou hoje o BAD.

Durante o encontro, que decorrerá entre os dias 11 e 13 no Centro de Convenções de Díli, será apresentado aos doadores o Plano de Desenvolvimento Estratégico de Timor-Leste 2011-2030.

No âmbito dos trabalhos, está prevista a apresentação de uma comunicação de Haruhiko Kuroda com o tema "Uma Visão para a Ásia em 2030, Investir em Timor-Leste".

O presidente do BAD faz-se acompanhar na visita a Timor-Leste do diretor geral do Departamento do Pacífico do BAD, Robert Wihtol.

A cooperação regional é uma das cinco áreas principais do quadro estratégico de longo prazo do BAD, que participa em Timor-Leste em projetos de desenvolvimento de infraestruturas, assistência técnica a microcrédito, apoio ao desenvolvimento do setor privado e capacitação de entidades da administração pública.

De acordo com informação divulgada por aquele banco, o BAD está a financiar atualmente a reabilitação de cerca de 90 quilómetros de estradas rurais e a renovação do sistema de abastecimento de água à cidade de Díli.

O projeto de reabilitação de estradas nacionais tem já também assegurado financiamento do BAD para mais de 130 quilómetros de estradas nacionais e para desenvolver um programa de manutenção de estradas.

Aquela instituição bancária está igualmente a prestar assistência à transformação do Instituto de micro finanças de Timor-Leste (IMTL), atualmente com dez filiais abertas, no primeiro banco comercial do país, que irá conceder empréstimos a particulares e pequenas empresas.

Timor-Leste tornou-se membro do BAD em 2002 e desde então recebeu já várias doações e subvenções.

Sem comentários:

Mais lidas da semana