domingo, 10 de julho de 2011

SETE EM CADA DEZ GREGOS ACHAM QUE OS SEUS SACRIFÍCIOS SÃO EM VÃO




RCR - LUSA

Atenas, 10 jul (Lusa) - Mais de 68 por cento dos cidadãos gregos considera que o novo pacote de medidas de austeridade, adotado pelo Governo para arrecadar 78 mil milhões de euros até 2015, será inútil para sair da crise que ameaça a Grécia.

Outros 67 por cento acham que as eleições legislativas devem ser antecipadas para setembro deste anos, se até essa altura a crise não for superada.

Este é o resultado de uma sondagem do instituto Kappa Research, publicado hoje pelo jornal ateniense "To Vima", e que se baseia num inquérito a 1.003 pessoas, questionando o que esperam deste pacote de medidas, que impõe cortes salariais e de pensões, bem como aumento de impostos.

As medidas que, em parte, entraram em vigor já este mês foram uma exigência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional para desbloquearem a entrega da quinta parte da ajuda financeira de 110 mil milhões de euros, aprovada em 2010 para salvar a Grécia da bancarrota.

Se o governo do primeiro ministro socialista Yorgos Papandreu fracassar e não conseguir retirar o país da maior crise dos últimos anos, como se teme, a maioria dos gregos prefere antecipar as eleições legislativas, agendadas para outubro de 2013, para setembro deste ano.

Por outro lado, 54 por cento dos inquiridos disseram apoiar a polémica medida que prevê o despedimento dos funcionários públicos.

Os cortes têm provocado grande agitação social, refletida em várias jornadas de protesto e quatro greves gerais desde o início do ano.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana