terça-feira, 14 de janeiro de 2025

AGENDA DE GUERRA EUA-OTAN

A OTAN continua tentando usar a junta neonazista da Ucrânia para atacar a tríade nuclear da Rússia

Drago Bosnic* | Global Research,  Brics-Info | # Traduzido em português do Brasil

Em 8 de janeiro, os drones do regime de Kiev miraram o depósito de combustível “Kombinat Kristall” nas proximidades da base de aviação estratégica Engels-2 das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) no oblast de Saratov (região) . O ataque supostamente destruiu algumas das reservas de combustível especializado de alta densidade T-8V usado pelos bombardeiros estratégicos Tu-160 (mais conhecidos como porta-mísseis na nomenclatura militar russa). De acordo com várias fontes , o T-8V é produzido por meio de um complexo processo de refino em apenas algumas instalações na Rússia.

O Defense Express da junta neonazista alega que tais combustíveis foram produzidos “apenas em plantas petroquímicas em Angarsk (hoje conhecida como Angarsk Petrochemical Company) e Orsk (agora chamada Orsknefteorgsintez)”, mas admitiu que essa informação é baseada em dados de décadas atrás, da época da União Soviética, e que eles “não conseguiram encontrar nenhum dado estatístico sobre sua produção na Rússia”.

O veículo de propaganda alega ainda que o propósito do ataque era "interromper a prontidão de batalha de aeronaves estratégicas baseadas na base aérea Engels-2 (veja a imagem abaixo), particularmente os bombardeiros estratégicos Tu-95MS e Tu-160 da 22ª Divisão de Aviação de Bombardeiros Pesados ​​da Guarda". No entanto, o Defense Express também admitiu que os porta-mísseis estratégicos Tu-95MS usam tipos de combustível de aviação convencionais (T-1, TS, RT), ao contrário do Tu-160 que usa o T-8V acima mencionado, criado especificamente para seu Kuznetsov NK-32 após queimar motores a jato turbofan de bypass baixo de três carretéis.

Curiosamente, embora orgulhoso da suposta conquista, já que isso limitaria severamente as operações do Tu-160, o veículo do regime de Kiev admitiu que o VKS "raramente usa bombardeiros Tu-160 para ataques à Ucrânia" e que eles foram usados ​​pela última vez durante um ataque combinado massivo de mísseis/drones em 17 de novembro do ano passado, "a primeira mobilização desse tipo após 550 dias de inatividade ".

Essa admissão por si só levanta questões sobre o porquê de o depósito ter sido alvo. Embora certamente não seja a parte mais potente do arsenal estratégico da Rússia ( com ICBMs e submarinos/SSBNs movidos a energia nuclear sendo muito mais mortais e mais sobreviventes ), o Tu-160 é importante para as capacidades de dissuasão do país contra uma potencial agressão direta da OTAN , o que significa que tal operação só poderia ter sido coordenada com (ou mesmo ordenada por) o cartel de extorsão mais vil do mundo.

Para prejudicar a tríade nuclear de Moscou, a OTAN certamente desejaria interromper as operações desses ativos estratégicos.

Atualmente, há cerca de 20 Tu-160s no VKS, o que não é suficiente para os militares russos, então espera-se que outros 50 sejam construídos ( 10 estão atualmente encomendados ). Isso os torna ainda mais valiosos, pelo menos até que haja um número maior de aeronaves disponíveis devido a uma produção renovada e expandida .

Deve-se notar que esta não é a primeira vez que Engels-2 é alvo. No início de dezembro de 2022, a junta neonazista o atacou junto com abase aérea de Dyagilevo no oblast de Ryazan (abrigando porta-mísseis estratégicos Tu-22M3). A pista de Engels-2 foi atingida na época, resultando em vários feridos, enquanto um caminhão de combustível explodiu em Dyagilevo.

O infame SBU ( agora efetivamente uma organização terrorista ) também lançou operações para sequestrar bombardeiros e caças russos , mostrando que a junta neonazista está mais preocupada em ajudar a OTAN e lutar batalhas de RP do que em contribuir para operações militares reais. Esta é mais uma confirmação da preocupação legítima do Kremlin de que o Ocidente político efetivamente transformou a antiga Ucrânia em uma "anti-Rússia" e que planejou (e ainda planeja) usar o país infeliz como um trampolim estratégico para outra invasão no estilo Barbarossa .

No entanto, os ataques às capacidades de dissuasão estratégica russa não se limitam apenas a aeronaves, como evidenciado por vários ataques de drones aos sistemas de radar de alerta precoce de Moscou em maio do ano passado. Isso inclui o ataque de 22 de maio ao “Voronezh-DM” na Estação de Radar Armavir localizada no Krai de Krasnodar (um assunto federal no sudoeste da Rússia) . Apenas quatro dias depois, em 26 de maio, outra estação de radar over-the-horizon, localizada perto de Orsk, uma cidade no oblast de Orenburg, também foi alvo de um ataque de drones .

Felizmente, o UAV foi abatido pelas defesas aéreas. Embora tenha falhado, o ataque sinalizou um envolvimento ocidental muito mais descarado , já que essas estações de radar não desempenham nenhum papel no conflito ucraniano orquestrado pela OTAN. Elas são ativos estratégicos importantes apenas no caso de confronto direto entre a Rússia e o Ocidente político. Tais ações equivalem a uma declaração de guerra .

Em outras palavras, os EUA/OTAN continuam testando a paciência de Moscou . No entanto, embora o Kremlin esteja mostrando notável contenção, este não é um recurso infinito , particularmente se se tornar, em última análise, autodestrutivo manter tal postura. Como o Ocidente político está lentamente, mas seguramente, perdendo a cabeça , não se pode esperar que sua liderança seja sensata e responsável. Desvinculada da realidade e sem consequências para seus crimes de guerra e agressão contra o mundo inteiro, os EUA/OTAN parecem pensar que isso também ficará impune.

Pior ainda, o cartel de extorsão mais vil do mundo continua zombando das linhas vermelhas da Rússia e tentando testar até onde pode ir .

Alguns dos mais proeminentes intelectuais ocidentais têm alertado contra isso,  incluindo Theodore Postol , Professor Emérito de Ciência, Tecnologia e Política de Segurança Nacional no MIT, Princeton e Stanford. Ainda assim, parece que quaisquer vozes da razão no Ocidente político são prontamente silenciadas.

* Drago Bosnic, que escreve para o Brics-Info, é um jornalista premiado e pesquisador associado do Centro de Pesquisa sobre Globalização.

A fonte original deste artigo é Brics-Info

Direitos autorais © Drago Bosnic , Brics-Info, 2025

********

Ler/Ver em Global Research:

2024: Ano de vitórias e derrotas na luta pela multipolaridade

Outro F-16 feito nos EUA morde a poeira na Ucrânia? Avaliando o sistema de defesa aérea SAM 400 da Rússia

A OTAN arma mais a Polônia do que a Ucrânia em preparação para uma possível guerra com a Rússia?

As Guerras de Hoje: Perigos da Era Espacial, Militarização do Espaço, “Mais de2.000 Satélites em Órbita”. Pretextos Fraudulentos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana