terça-feira, 5 de julho de 2011

Sunrise: Governo "vê com interesse" mudança de negociadores australianos, mas "sem pressa"




LUSA

Díli, 04 jul (Lusa) -- Timor-Leste encara "com interesse" as mudanças na Woodside e na equipa que vai estar na próxima ronda de negociações sobre a exploração conjunta de gás no campo Greater Sunrise, a realizar no final do mês, na Austrália.

A afirmação é do secretário de Estado dos Recursos Naturais, Alfredo Pires, que, em declarações à Lusa, disse que "além das mudanças na companhia Woodside (da direção da empresa), houve mudanças da equipa nas negociações da parte da Austrália, o que é também interessante".

"É um grande exercício (negocial) e todos têm interesse em desenvolver o campo de gás de Greater Sunrise. É um processo que temos de continuar, mas Timor-Leste continua a manter as suas posições", esclareceu.

Alfredo Pires sublinha que as suas afirmações não significam que haja pressa da parte timorense.

"Temos uma situação confortável, mesmo com os grandes projetos que temos em vista e estamos com perto de oito milhões de dólares (cerca de 5,5 milhões de euros) no capital do Fundo Petrolífero. Se o preço do petróleo continuar assim, devemos estar nos 10 milhões de dólares (cerca de sete milhões de euros), em 2012.

De acordo com o governante, existem alternativas e Timor-Leste "não tem muita urgência na questão do Sunrise".

Sem comentários:

Mais lidas da semana