quinta-feira, 28 de julho de 2011

Timor: PNTL E UNPOL treinam em conjunto para garantirem segurança no período eleitoral




MSO - LUSA

Díli, 28 jul (Lusa) -- Forças policiais das Nações Unidas (UNPOL) e da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) realizaram esta quarta-feira um exercício conjunto de preparação para a manutenção da segurança nas eleições de 2012, revelou hoje a Missão das Nações Unidas.

A Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), que deverá retirar-se do país após as eleições de 2012, mantém no território uma presença policial de 1.280 efetivos, mas deixou de ter responsabilidade direta no policiamento.

A 28 de março, a ONU entregou as responsabilidades de policiamento à polícia timorense em todos os distritos, passando a UNPOL a dedicar-se à formação, consultoria e monitorização dos agentes da PNTL.

De acordo com fonte das Nações Unidas, participaram no treino conjunto de quarta-feira 29 polícias da PNTL e 22 oficiais da UNPOL, tendo como objetivo a preparação para as eleições em 2012 e estão previstas mais ações relativas à formação na gestão de operações eleitorais, desastres naturais e perturbações de ordem pública.

Longuinhos Monteiro, comandante-geral da PNTL, realçou que "a PNTL e a UNPOL estão treinando juntos para garantir a segurança e proteção durante o período eleitoral", enquanto o comissário Luís Carrilho, responsável pelas forças policiais da ONU, salientou a "importância para todos do sucesso das eleições" e do apoio ao processo democrático. Por isso, haverá uma concentração de esforços na segurança durante o período eleitoral, referiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana