sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Brasil: FATOS EM FOCO




HAMILTON OCTÁVIO DE SOUSA - de São Paulo – CORREIO DO BRASIL

Consequência

A desnacionalização das usinas de etanol e a ausência de política que priorize o mercado interno criaram uma situação paradoxal: o Brasil exportou no primeiro semestre deste ano 795 milhões de litros de álcool, 66% a mais que no ano passado. E foi obrigado a importar, no mesmo período, 478 milhões de litros (10 vezes mais que em 2010) para atender a demanda interna. O que vai acontecer se não tiver de onde importar?

Pragmatismo

A cúpula do PT está prestes a dar mais um passo para a direita ao admitir, expressamente, que o partido faça coligações com o PSDB, DEM e PPS nas eleições municipais de 2012. Isso já aconteceu em eleições passadas, mas a direção petista procurava alimentar a disputa com aquelas legendas para manter algum diferencial ideológico no jogo político. Se a nova posição prevalecer, o partido adere ao “pragmatismo” total!

Trabalhadores

A imprensa neoliberal-burguesa de São Paulo não deu o menor destaque para a grande manifestação de trabalhadores, dia 3, convocada pelas centrais sindicais – Força Sindical, CTB, CGTB, UGT e Nova Central – para criticar a atual política econômica e reivindicar redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e regulamentação da terceirização. A CUT não participou da manifestação.

Privilegiados

Operação da Polícia Federal na Grande São Paulo prendeu cinco fiscais da receita federal que recebiam propinas de empresários para “aliviar” nos impostos devidos. Foram encontrados com os fiscais nada menos do que R$13 milhões em dinheiro, escondidos em suas respectivas mansões. Dias depois da captura dos fiscais a Polícia Federal não tinha incomodado nenhum dos empresários beneficiados com a operação criminosa.

Desnacionaliza

Depois da venda da Cervejaria Schincariol para um grupo japonês, transação ainda pendente por recurso judiciário, a cachaça Sagatiba, uma das mais prestigiadas do Brasil, foi comprada por um grupo italiano. Se a moda do mercado seguir por esse rumo, os brasileiros correm sério risco de perder o domínio nacional nas suas bebidas preferenciais. Só falta agora desnacionalizar os botecos, como fizeram com as redes de supermercados!

Crise mundial

Os dados foram citados pelo economista Paul Krugman, prêmio Nobel de economia, para demonstrar a difícil recuperação dos Estados Unidos: lá, em 2007% estavam empregados 63% da população adulta; em 2099, depois de todas as medidas contra a crise, a população empregada estava em 59,4%; agora, em 2011, a população empregada caiu para 58,2%. Aqui, a onda de férias coletivas começou pelas montadoras de veículos.

Efeito bumerangue

Documentos da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, revelados pelo site WikiLeaks, relatam que o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, forneceu várias informações sobre o governo brasileiro aos diplomatas estadunidenses e que era considerado fonte da confiança dos gringos. Entre outras coisas, ele teria dito que a cúpula do Ministério das Relações Exteriores, no governo Lula, nutria sentimento “anti-americano”. Agora, surpreeesa!

Inclusão social

Na 4ª Assembléia Geral da UNEafro – Brasil, realizada dias 30 e 31 de julho, em Guararema (SP), com a participação de 120 representantes de núcleos de base e dos grupos de trabalho do movimento, aprovaram os seguintes pontos de luta: 10% do PIB para a educação, já; política de permanência de negros e pobres da pré-escola ao ensino médio; material didático público para cursinhos comunitários e populares.

Sem violência

Em comemoração ao 5º aniversário da Lei Maria da Penha, a Defensoria Pública de São Paulo lançou, dia 8, a cartilha “Lei Maria da Penha: sua vida recomeça quando a violência termina”, que tem por objetivo difundir o conteúdo e a aplicação da lei – especialmente para proteger as mulheres contra a violência doméstica. A cartilha está disponível no endereço www.defensoria.sp.gov.br e pode ser solicitada pelo telefone (11) 3101-7008.

Sem comentários:

Mais lidas da semana