quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CHINA E BRASIL PROCURAM ALCANÇAR POSIÇÃO COMUM DOS BRICS




PNE - LUSA

Pequim, 24 ago (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Yang Jiechi, falou hoje por telefone com o homólogo brasileiro, Antonio Patriota, sobre a atual situação na Líbia de modo a alcançarem uma posição comum dos BRICS.

De acordo com a agência oficial chinesa, Yang garantiu que a "China considera que a paz e a estabilidade deverão ser restauradas o mais depressa possível para se iniciar um processo político livre", perante os acontecimentos das últimas horas que apontam para uma mudança de Governo a favor dos rebeldes.

Sobre a posição da ONU em relação ao conflito, criticada há meses por Pequim, Yang afirmou que a China apoiará o organismo internacional no pós-guerra e exortou os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a desempenharem um "papel protagonista" no aspeto humanitário.

O ministro chinês pediu ao Brasil para "ser o principal aliado da China na reconstrução da Líbia", e declarou que o gigante asiático deverá "garantir a segurança dos estrangeiros e diplomatas", ideia com a qual Patriota concordou plenamente, segundo a Xinhua.

Sem comentários:

Mais lidas da semana