quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Egípto: Ex-presidente Hosni Mubarak deixou poder há seis meses, desilusão aumenta




SK - LUSA

Lisboa, 11 ago (Lusa) - O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi forçado a deixar o poder há seis meses, mas a situação no Egito continua tensa e cada vez mais egípcios declaram-se desiludidos com o rumo que o país está a tomar.

Em fevereiro de 2011, pressionado por 18 dias de forte contestação popular contra o seu regime, Hosni Mubarak viu-se obrigado a entregar o poder ao Conselho Militar, que prometeu liderar a transição no Egito e satisfazer as aspirações da revolta egípcia de janeiro e fevereiro.

Seis meses após a queda de Mubarak, que hoje se assinala, o antigo homem forte do Egito aguarda, reduzido ao estatuto de réu comum, a segunda sessão do seu julgamento, marcada para 15 de agosto.

O homem que governou o Egito durante três décadas, os seus filhos Alaa e Gamal, o empresário em fuga Hussein Salem, o antigo ministro do Interior Habib el-Adli e seis adjuntos são acusados de corrupção e de envolvimento na morte de varias centenas de contestatários que depuseram o regime.

O dia 03 de agosto, em que Mubarak enfrentou pela primeira vez o tribunal penal do Cairo foi considerado um dia sem precedentes pela maioria dos egípcios, um ato que também ajudou a renovar a confiança do povo nos militares que desde fevereiro tinham assumido a governação do país.

Nessa primeira sessão do julgamento, Mubarak rejeitou todas as acusações de que é alvo. "Nego todas as acusações categoricamente" declarou o ex-presidente egípcio, que falava deitado numa maca colocada numa zona separada da sala de audiências por grades.

Mas cada vez mais egípcios manifestam-se desiludidos com o rumo do país e acusam o Conselho Militar de estar a adiar as reformas políticas prometidas, bem como o cumprimento das aspirações que originaram a revolta de janeiro e fevereiro, e que levaram à queda de Mubarak.

A situação agravou-se depois de a violência estatal e censura terem voltado a assolar as ruas do Egito. No início deste mês, cerca de duas centenas de pessoas ficaram feridas no Cairo após as forças de segurança terem atacado manifestantes que marchavam em direção ao Ministério da Defesa.

A desilusão que muitos sentem em relação as promessas feitas pelo Conselho Militar, tem levado centenas de egípcios de volta às ruas, um pouco por todo o país.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana