quinta-feira, 11 de agosto de 2011

POLÍTICOS NORTE-AMERICANOS COM IMPOPULARIDADE RECORDE




Clara Barata - Público

Obama tem menos de 50 por cento de aprovação

Os norte-americanos não estão nada satisfeitos com os seus políticos: apenas 24 por cento consideram que os membros do Congresso merecem ser reeleitos — a percentagem mais baixa desde 1991, quando a empresa de sondagens Gallup começou a fazer essa pergunta. E o Presidente Barack Obama não escapa à má avaliação: 51 por cento dos seus compatriotas não acreditam que mereça ganhar nas eleições de 2012, a recompensa de mais quatro anos na Casa Branca.

Obama, ainda assim, é o candidato em que mais americanos votariam, face a qualquer adversário (49-45 por cento).

Uma outra sondagem (Reuters/Ipsos) divulgada ontem revela que 73 por cento dos americanos consideram que o seu país está no caminho errado e metade acha que na economia as coisas ainda vão pior.

Neste estudo de opinião, feito entre a última quinta-feira e segunda-feira — apanhando o período em que a Standard & Poor’s baixou o rating dos EUA de AAA para AA+ —, a aprovação de Obama fica-se por 45 por cento.

Estes resultados assustam, mas não são uma sentença para o Presidente: “Estes números não dizem que Obama vai perder as eleições”, comentou ao jornal "USA Today", que publicou a sondagem da Gallup, Stuart Rothenberg, director da publicação online Rothenberg Political Report.

Na semana passada, uma sondagem feita para a televisão CBS e o diário "New York Times" dizia também que 82 por cento dos inquiridos reprovavam a actuação dos congressistas — um recorde desde que este estudo começou a ser feito, em 1977. Os republicanos eram os mais penalizados: 72 por cento não concordam com a acção do partido mais à direita, que esteve em foco por causa da sua facção mais radical, o Tea Party (40 por cento de opiniões desfavoráveis).

“Os políticos deram aos cidadãos duas guerras falhadas, uma crise económica e financeira e ordenados estagnados”, disse ao blogue The Fix do "Washington Post" o ex-secretário do comité republicano Tom Davis. “A não ser que a economia melhore, o sistema político vai ter de passar por uma terapia de choque.”

“Pela primeira vez na minha vida política, um número significativo de congressistas de ambos os partidos pode não ser reeleito”, reconheceu o ex-congressista democrata Martin Frost.

Sem comentários:

Mais lidas da semana