quarta-feira, 10 de agosto de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA - QUO VADIS TIMOR-LESTE?




ANTÓNIO VERÍSSIMO

MAIS DEPRESSA APANHAMOS MENTIROSOS QUE COXOS

A notícia é de ontem mas os propósitos dos protagonistas são antigos, tão antigos quanto a ligação de Kirsty Sword Gusmão à luta de libertação de Timor-Leste, assim dizem e assim deve ser. A língua portuguesa em Timor-Leste nem sequer tem os dias contados porque muito poucos são os que a sabem e utilizam naquele país. Agora, ontem, em despacho da PNN e referenciado em Sapo TL deparamos com o título Timor-Leste: REFORMA NO ENSINO BÁSICO PRETENDE ABOLIR LÍNGUA PORTUGUESA, que o Página Global transcreveu.

Por lá podemos aperceber-nos que Xanana Gusmão e a sua mulher, Kirsty Sword Gusmão, são os principais mentores da ideia de em Timor-Leste a língua portuguesa ir pelo esgoto abaixo. E isso não é novidade! Só por uma questão de estratégia Xanana Gusmão dava ares de não concordar com a mulher em reuniões – até em sua casa em Balibar – em que a sua consorte se mostrava adversa ao português ser língua oficial em Timor-Leste. A estratégia devia-se a iludir certos e incertos ingénuos e até desse modo receberem as contrapartidas de milhões de dólares que os contribuintes portugueses com todo o prazer (mas ludibriados) destinavam e destinam a Timor-Leste.

Manifesta falta de tempo não permitem que neste momento a abordagem ao assunto seja completa, a pesquisa a fazer sobre este “historial” será morosa. Por esse motivo importa para já que aqui conste o seguinte:

- No ano de 2009 ( a confirmar documentalmente) o Timor Lorosae Nação  na sua primeira edição anunciava que Kirsty Sword Gusmão era mentora ativa e paladina fervorosa de que o português devia ser banido do ensino timorense e da Constituição da República. Facilmente se conclui que a sua intenção é anglofonizar Timor-Leste, porque esse sempre foi o propósito da Austrália, de Inglaterra e dos EUA, mesmo antes da independência se concretizar. Não por acaso Kirsty conheceu Xanana Gusmão na prisão indonésia. Quem não percebe isso? E tal não invalida que não se tivesse apaixonado. E disso nada nem ninguém tem direito de pôr em dúvida ou desrespeitar. Aliás, fruto desse amor estão à vista os lindos filhos que vimos!

- Dias após a publicação sobre o tema, no Timor Lorosae Nação, foi feita transcrição pela PNN, salvo erro no Jornal Digital (a pesquisar). Kristy Sword Gusmão escreveu à PNN a desmentir, afirmando-se uma acérrima defensora da língua portuguesa em TL. A PNN publicou o desmentido. O Timor Lorosae Nação compilou esse desmentido. Mas manteve a afirmação de veracidade daquilo que havia publicado.

Porque então, na época e nesse blogue, o mais ativo membro da equipa redatorial e de colaboradores era António Veríssimo, Kirsty Gusmão escreveu ao bloguista afirmando-se paladina da defesa da língua portuguesa no país em que já então o seu marido era PM…

Muito mais há para abordar sobre o assunto. E nada melhor que seja devidamente documentado. Só falta tempo para pesquisar e trazer à saciedade o máximo de conhecimento que possa contribuir para o esclarecimento sobre o assunto. Irá acontecer dentro do possivel.

Conste que os timorenses são livres de optar pelo ensino que quiserem. Devem ser eles a regular a sua soberania no país que lhes pertence por direito próprio e à custa de muitos sacrifícios e de muitas vidas perdidas nessa luta de libertação. Conste também que ninguém tem o direito de ser tão cínico ao perseguir um objetivo que visa impor o que quer que seja aos timorenses. Eles não merecem mais deslealdades para além daquelas de que já foram vítimas pelos que lhes têm ocupado o país e até por políticos seus. Que sejam os timorenses a escolher o caminho será o justo. Em último caso talvez um referendo sobre o tema da língua portuguesa ou não em TL fosse uma razoável solução. Mas sem sofismas. Devidamente fiscalizado pela UNICEF, pela ONU, por exemplo.

Por último, por agora, um reparo: A Lusa não sentirá necessidade de informar em português sobre o que se passa? Ou não será politicamente correto perguntar aos cínicos defensores do escorraço do português em TL sobre o que andam há tanto tempo a arquitetar? É que a Lusa ainda não deixou sair uma palavra que fosse sobre o tema, tanto quando resulta das pesquisas online.

Assunto com pano para mangas e a carecer de maior precisão, em breve, seguramente.

*Também publicado em PÁGINA LUSÓFONA, blogue do autor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Triste figura esse Veríssimo

Anónimo disse...

È flagrante e vergonhosa a verdade do relatado. Recordo quase toda a polémica no referido blog TLN e creio que foi mesmo em 2009. Como sempre o A. Veríssimo tem memória de elefante e não deixa passar em falso estas pantominices do casal Gusmão e dos que têm interesses adversos aos do povo timorense.
Mais assiduidade do A. Verissimo neste blogue é o recomendado. Melhor que muitos ele expõe preto no branco as falsidades dos inimigos do povo timorense. Da esquerda à direita ele não lhes dava tréguas e era isso mesmo que devia voltar a fazer. Isto não invalida o bom trabalho que os outros elementos deste blogue estão a fazer.
Saibamos agradecer.

Muito agradecida.

Anónimo disse...

De Veríssimo só se espera o ódio frente aqueles que divergem de sua pravda.Achar que a língua portuguesa será varrida de TL é não ver os esforços do atual governo em difundí-la.

Anónimo disse...

Caros leitores.em primeiro desculpem por não ser muito bom a redigir frases.Estive em timor como tropa mas dos pequeninos tudo isto se p+assa entre o ano de 1964 a 1967.Estive uma boa parte da minha comissão em Ossu Estive numa povoação de nome lacluta na regiao de viqueque.Ensinava as crianças na escola de acção psicososial. tinha entre meninas e rapazes cerca de 100 alunos.Essas crianças facilmente aprendiam a falar contar numeros até conjugar verbos em portugues.todas as companhias tinham essas escolas acção psico social.Eles aprenderam alguma coisa comigo e eu com eles pois hoje em dia passados perto de 45 anos ainda falo e escrevo muita coisa em tetun.Tive experiencia aqui perto de minha casa estavam 5 estudantes timorenses,estudavam em portugues,mas sempre falavam para mim em tetun ...eu dizia para falar em portugues.Os cabo verdianos em portugal estudam e falam portugues maioria já nascidos em portugal mas em conjunto na rua ou em casa falam o criolo.Portanto os timorenses em timor que sabem portugues na rua ou em familia só falam tetun o que não me admira.já tenho entregado na conservatoria dos registos centrais em lisboa documentação de timorenses e todas as sertidões são escritas em portugues.já agora este xanana e a sua senhora para mim não são flores que se cheirem.Exemplo.o navio escola sagres esteve em timor nas cronicas que o comandante da Sagres escrevia na internete indicava o nome das pessoas de governo e embaixadores que visitaram a sagres Ramos horta tambem foi visitar e ate jantou na Sagres do Xanana comandante nem uma palavra escreveu,mas sim da mulher do xanana e dos filhos que foram a bordo da sagres.outro exemplo..o xanana diz que é todo do benfica.. presidente do benfica e nuno gomes foram a timor.ramos horta os recebeu muito bem.mas para estarem com o xanana tiveram que ir a Maubisse.Para lhe entregarem uma camisola e bone à Benfica....Vamos ver se agora nas eleições este banana e sua esposa dona papaia vão semear aboboras.

sou o pensador de lacluta

Anónimo disse...

É claro que o português não vai desaparecer nem que a vaca tussa ou chovam canivetes!

Anónimo disse...

"o xanana diz que é todo do benfica.. presidente do benfica e nuno gomes foram a timor.ramos horta os recebeu muito bem.mas para estarem com o xanana tiveram que ir a Maubisse.Para lhe entregarem uma camisola e bone à Benfica...."

E' preciso por as coisas em contexto pa!

O PM Xanana andava a percorrer o pais em consultas publicas com o povo para a elaboracao do Plano de Desenvolvimento Nacional de longo prao e queria o senhor que ele parasse tudo para ir encontrar-se com o presidente do Benfica?

O desporto e' importante mais nao mais importante que o futuro da nacao.

Era o que mais faltava.

Anónimo disse...

Mauhoda, era mesmo o que faltava, Xanana parava tudo e vir a Dili encontrar-se com o presidente do Benfica. Chamem-lhe banana mas ele é o PM de Timor-Leste. Queremos que Timor-Leste seja digno e nós respeitamos os nossos governantes. Bolas pá!

Mais lidas da semana