quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MPLA – JES E A ESPERTEZA DO MACACO




Nguituka Salomão – Angola 24 Horas

Sabei isto, meus amados irmãos. Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor. – Tiago 1:19

"Não acredite em versões enquanto não conhecer os factos." – sabedoria popular.

AS TRÊS PENEIRAS!

Lembro-me com muita saudade da lição das três (3) peneiras, inserido no livro da 4a classe colonial, “Caminhos Portugueses”, uma lição que me ficou para sempre na memória, e que tem marcado o ‘compasso’ da minha vida desde então, esforço-me muito sinceramente em seguir os meandros de tal lição, e quando a imperfeição humana influenciada pelo cafracter pérfido deste mundo, não sou bem-sucedido na interpretação pratica do espirito e letra da lição, suspiro sempre com muita tristeza e faço ou esforço-me por fazer a ‘mea-culpa’.

Eis (por palavras minhas – claro!) o resumo do conteúdo da lição, que presumo de conhecimento dos ‘jovens’ da minha geração;

“Rui, chega a casa ofegante depois da jornada escolar, poisa apressado a pasta escolar sob a mesa e grita pela mãe, esta responde-lhe da cozinha, para onde Rui, de seguida se precipita; Mãe!... – grita mais uma vez o petiz. – Sabe o que aconteceu ao Miguel?

A Mãe, faz uma breve pausa ao preparativo do almoço, limpa as mãos no avental, cobre o filhote com um olhar de ternura que só as mães o sabem fazer, e responde-lhe docemente;- Calma filho, devagar, dê primeiro um beijinho á mamã vamos querido. Acto continuo ajoelha-se e ternamente envolve o rapazito num abraço profundamente maternal e protector. O filho parece acalmar-se finalmente, mas só foi por uns segundos, depois dispara novamente; Mãe... o Miguel. –Calma filho!- aconchega-o mais uma vez a mãe. – Lembras-te das três peneiras?

Que peneiras Mãe?- interroga o filho incrêdulo, ardentemente ansioso para ‘extrair’ a novidade que lhe arfava no pequenino peito e que lhe parecia ‘queimar’ a garganta. – a primeira peneira chama-se – inicia pacientemente a Mãe. – VERDADE. Ora estas certo de; o que me vais contar do teu amigo, é verdade?!

-        Quer dizer. – hesita o rapazinho. – verdade,verdade não tenho a certeza, porque apenas ouvi, mas...

-        Passemos a segunda Peneira. – Acrescenta a mãe, prendendo o olhar do filho no seu olhar ‘instrutor’, para melhor inculcar na alma o espirito das suas palavras. – a segunda peneira, chama-se BONDADE, é algo de bom, do Miguelito, que me vais falar ou melhor será bom para o Miguelito, para mim e para ti que eu oiça o que me vais contar? – desta feita a resposta do petiz foi um engolir em seco, a mãe puxou-o mais para o peito, interpretando correctamente a resposta do filho. – a terceira peneira Querido, chama-se NECESSIDADE. – prosseguiu a mãe com mais doçura na voz, afagando a carapinha revolta do petiz. – É necessário e útil para mim ouvir, ou é mesmo necessário que tu contes o que tens a dizer sobre o seu amigo?- a resposta foi um ruidoso e significativo soluço do Rui, e um não saiu com muito custo. – Bem- Conclui a mãe, levantando-se mas sempre envolvendo o filho com as mãos;- Se o que me queres contar, não é VERDADE, NEM BENEFICO e muito menos NECESSÀRIO, então meu filho; é melhor para ti, para mim e para o teu amigo Miguelito, que não o contes, não te parece?

AS TRÊS PENEIRAS HOJE E A MOLDURA POLITICA NACIONAL

De forma muito espectacular e tremendamente mediática, temos estado a observar, estupefactos, quedos e mudos uma sistemática publicidade inusitadamente diabolizada, muito bem orquestrada por experts do diversionismo ideólogico, formados da extinta e nada saudosa KGB (re-seminarizados no Brasil), que tem como principal vitima; a UNITA, por não realizar o programado congresso e consequentemente legitimar o utente do mais alto cadeirão deste partido.

Se tal exigência por assim dizer-se é legitima ou não, não me cabe dissertar sobre tal. Porem ninguém se apresta a ‘ouvir’ e conhecer os factos que fazem com que tal evento, neste caso o congresso, não se realiza (por outro lado tenho a impressão que ninguém da direcção da UNITA, disse que tal evento não se vai realizar) de acordo os estatutos daquele partido. Samakuva é a vedeta transformada muito conveniente e apressadamente em vilão, e todo o mundo grita ou melhor vocifera; Samakuva fora! O actual presidente da UNITA, não é na minha opinião o dinâmico aglutinador de vontades e ideias diversas que naturalmente compõe o tecido humano do partido que dirige, já aqui o disse bastas vezes, sou até de opinião que o mano ‘Sama’ já deveria pendurar as ‘luvas’ em 2008 por razões que todo o mundo conhece, e que a sua insistência em permanecer no cadeirão é inexoravelmente prejudicial a todos os niveis para a UNITA.

Provavelmente tal orquestrada campanha, possa resultar, vai resultar benéfica (de certeza) para o partido e os militantes da UNITA e consequentemente para a democracia em Angola, de facto é muito bom que a imprensa marque o compasso do desenvolvimento da democracia em todos os quadrantes politicos do País, não só para a UNITA como no caso vertente, mas para tudo o resto que ‘soe’ a actividade politica partidaria, para o bem último de Angola e dos Angolanos.

Uma ‘coisa’ positiva vejo em toda essa ‘fanfarra’ (maléfica ou não) tendo a não realização do congresso da UNITA como alvo; O povo Angolano, a imprensa, o xadrês politico nacional entre outros, preocupam-se com o bem-estar da UNITA e sentem a influência da actividade deste conjunto politico sobre a nossa casa comum: Angola.

Porém uma coisa que me inquieta e assusta é precisamente o calar dos média, numa questão muito particular; José Eduardo dos Santos, o actual Presidente da Republica há 32 anos, nunca ter sido eleito,e misteriosamente TODOS manterem-se em sentido, caladinhos e respirarem a-medo, como se tal não fosse ou melhor não é de IMPORTÂNCIA NACIONAL, ou como se tudo estivesse na mais “santa paz de Deus”.

Como é que JES, sem nunca ter sido legitimado pelo voto popular, “conseguiu” driblar tudo e TODOS, tirando da manga um ‘trunfo’ viciado e suspeito; eleições atipicas (varrendo da agenda politica Nacional, as eleições presidenciais), perante o silêncio cumplice de uma audiência nacional e internacional ‘atípica’?. O que é mais grave e prejudicial para o País, para os Angolanos e para a democracia; o facto de a UNITA, não realizar o congresso, ou por o chefe de Estado Angolano, nunca ter sido eleito?

A anterior constituição foi barbaramente violada, e mais violada ainda foi a dignidade de Angola e dos Angolanos, quando JES qual cartada magica, lançou para a ‘mesa’ o tal das atípicas, e isso sob o silêncio total (repito) dos renascidos guardiões da Justiça democratica da equipa Marvel. Sou capaz até de pôr em duvida se de facto JES, é o LEGÌTIMO presidente do Partido que dirige, porque nunca foi eleito num acto e pleito autêntico e transparente, em disputa com outro(s) concorrente(s), pois que os congressos do MPLA-JES, são eventos apenas para “inglês ver” e nada mais deveria ser entre outras coisas aproveitado para legitimar claramente o utente do cadeirão maximo do partido.

O QUE DIZER DOS CONGRESSOS DOS ‘CAMARADAS’?

Muito sinceramente, se os camaradas realizam ou não os tais congressos, os mesmos não têm qualquer influência na vida nacional e na vida do cidadão em particular, até tenho a impressão que o cidadão torna-se mais pobre (material e politicamente) a cada novo congresso do MPLA-JES, um grupinho torna-se cada vez mais endinheirado e as engenharias financeiras, mais sofisticada, os ‘deuses’ e sua prole, compram mais bancos, tornam-se mais poderosos, donos ou sócios maioritários de mais empresas estrangeiras a operar no País e no exterior, em detrimento da qualidade de vida do cidadão comum, pois este tem regra geral os direitos civis mais coartados, a liberdade de expressão mais amordaçada, a democracia mais fragilizada... então os congressos do MPLA-JES são realmente verdadeiros/transparentes/democraticos, Benéficos e ÚTEIS? Para mim tais congressos é como se não tivessem se realizado NUNCA, são completamente inúteis, até para o próprio MPLA-JES e seus militantes que na sua maioriam vegetam atolados na extrema pobreza. Os congressos do MPLA, servem exclusivamente a um unico objectivo; ENDEUSAR E O ENDEUSAMENTO DE JES; o asseguramento, manutenção da Corrupção e da ditadura.

ALGUÉM SE LEMBRA DE UMA ÚNICA CONCLUSÃO DO ÚLTIMO CONCLAVE DO MPLA, QUE ESTA SENDO APLICADO AGORA NO CENÁRIO POLITICO NACIONAL E QUE ESTÁ A BENEFICIAR DE FORMA EVIDENTE OS MAIS DESFAVORECIDOS?.. Vamos fazer a pergunta de outro modo!... “está alguém ansioso por um congresso do MPLA-JES?” para quê?!.. todos sabemos antecipadamente o que vai acontecer e o que acontece a cada congresso, então para que serve realiza-las?!..

“De que proveito é, meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas ele não tiver obras? Será que tal fé o pode salvar?... Não obstante, alguém dirá: ‘tu tens fé e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé a parte das obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras’ . – Tiago 2:14,18

O VERDADEIRO CONGRESSO DO MPLA

Deveriamos sim aplaudir um autêntico congresso do MPLA que retirasse o Partido de uma vez por todas das malhas malignas de JES, da bajulação e da inaptidão, e propositadamente aqui faço uma referência reforçada, por este partido ter DEZ VEZES mais obrigações Nacional que qualquer outro partido do xadrês politico Angolano, dizia que, deveriamos aplaudir um congresso que realmente significasse, o fim real da corrupção, ou pelo menos que decidisse encetar um combate eficaz e real a corrupção, expulsão dos incapazes e Lambe botas do Partido e consequentemente do governo e a nomeação de individuos capazes, honestos e Patriotas, tal congresso entraria inevitavelmente para os anais da história de Angola, e faria sim, que o cidadão de todos os quadrantes, cores e matizes politico e ideologico, anseiasse sôfrego para a realização de cada posterior novo evento, na certeza de que tal vai Moldurar forçosa e beneficamente a vida dos Angolanos e reforçar cada vez mais a dignidade de Angola.

Ora se tal, não acontece, (como concluiu a Mãezinha do pequeno Rui) é melhor mantermo-nos caladinhos, engolirmos em seco e concluir: TODOS SOMOS CULPADOS. (mea-culpa).

O Macaco só olha e repara no rabo do outro. – Sabedoria popular

Sem comentários:

Mais lidas da semana