terça-feira, 30 de agosto de 2011

Portugal: Cerca de 40 camiões da TNC estacionados junto ao Campus da Justiça




JORNAL DE NOTÍCIAS

Uma coluna com cerca de quatro dezenas de camiões com trabalhadores da empresa TNC, em processo de insolvência, saiu pelas 06.30 horas de Alverca e chegou ao Campus da Justiça, em Lisboa, onde está parada.

Durante o percurso, a coluna foi abordada e mandada parar três vezes pela PSP, que desde a Póvoa de Santa Iria escoltou os camionistas até à zona do Parque das Nações, estando agora estacionados na Avenida D. João II, frente ao Tribunal do Comércio de Lisboa (TCL).

OS trabalhadores da Transportadora Nacional de Camionagem (TNC) conseguiram atingir o objectivo da iniciativa que era chegar junto do TCL e aí estacionar os camiões como forma de protesto contra a demora do juiz na marcação da assembleia-geral de credores. No local encontram-se vários polícias.

"Todos os credores já mostraram disponibilidade para analisar um plano de recuperação da empresa, mas isso só poderá acontecer na assembleia de credores que o tribunal ainda não marcou", explicou à Lusa o coordenador nacional do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), Fernando Fidalgo.

O BES, principal credor da empresa, entregou a 10 de Agosto um requerimento no TCL a pedir a anulação da decisão do fecho da TNC, votada na última assembleia de credores de 11 de Julho, abrindo portas à marcação de uma nova assembleia de credores.

"Neste momento o futuro da empresa e dos 160 postos de trabalho dependem da celeridade do tribunal na marcação dessa reunião de credores e é isso que vamos reclamar junto do tribunal", afirmou o dirigente sindical.

A protestar desde Julho

Esta é a terceira marcha lenta que os trabalhadores da TNC organizam até Lisboa.

A 19 de Julho tentaram rumar à Assembleia da República mas os cerca de 30 camiões foram barrados pela PSP na 2ª Circular e obrigados a regressar a Alverca sem chegarem ao destino.

Na segunda marcha lenta, realizada a 18 de Agosto, os trabalhadores conseguiram chegar ao Campus da Justiça onde estiveram estacionados com 30 camiões durante várias horas.

A 23 de Agosto os trabalhadores da transportadora TNC, em mais uma acção de luta, bloquearam as instalações da TNC2, uma credora da empresa, como protesto contra o facto desta ter apresentado um requerimento contra a viabilização da empresa.

No dia seguinte e após reunião conjunta no ministério da Economia, representantes das duas empresas chegaram a um entendimento o que levou ao fim do bloqueio e permitiu um consenso quanto à viabilização da TNC.

O processo de insolvência da Transportadora Nacional de Camionagem foi publicado a 05 de Janeiro de 2010 e em assembleia de credores, realizada a 11 de Julho ficou decidida a sua liquidação.

Os trabalhadores continuam em vigília na sede da empresa desde 14 de Julho e prometem continuar com a acção até ao dia em que virem a situação da empresa resolvida.

Mais Economia

Sem comentários:

Mais lidas da semana