terça-feira, 23 de agosto de 2011

Portugal: TRABALHADORES DA TNC BLOQUEARAM INSTALAÇÕES DE EMPRESA CREDORA




PÚBLICO - LUSA

Em causa requerimento da TNC2 a favor da liquidação

Os trabalhadores da transportadora TNC bloquearam hoje, às 05h00, as instalações da TNC2, uma credora da empresa, como protesto contra a apresentação, por esta, de um requerimento a solicitar a liquidação da empresa.

O coordenador nacional do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal, Fernando Fidalgo, disse à Lusa que a situação “está calma” mas pode alterar-se se houver “alguns gestos ou atitudes provocatórios por parte de alguns trabalhadores da TNC2”.

A decisão de bloquear a entrada na TNC2, em Alverca, foi decidida nesta segunda-feira à noite em plenário, depois de os trabalhadores não terem ficado satisfeitos com a reunião que tiveram com o ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, na qual a tutela disse nada poder fazer junto do Tribunal do Comércio de Lisboa.

Fernando Fidalgo afirmou ainda que os 80 trabalhadores vão manter o bloqueio até que a TNC2 retire o requerimento junto do tribunal.

Vários requerimentos apresentados

Na origem destes protestos está a entrega a 10 de Agosto pelo BES, principal accionista da Transportadora Nacional de Camionagem (TNC), de um requerimento, seguindo-se a entrega de um outro da TNC2 a opor-se ao do banco. No requerimento, o BES solicita a anulação da decisão de liquidação da empresa decidida na última reunião de credores.

No entender dos trabalhadores da TNC, esta situação está a atrasar todo o processo e a marcação de uma nova assembleia de credores que permitiria a viabilização da TNC.

O juiz do Tribunal do Comércio de Lisboa deu cinco dias à Comissão de Trabalhadores da TNC para provar a sua legitimidade jurídica e cinco dias ao administrador de insolvência para se defender das acusações inscritas no requerimento apresentado pela Comissão de Trabalhadores, uma decisão conhecida na última quinta-feira.

A decisão do juiz de turno veio na sequência de um outro requerimento apresentado pela TNC2 em que coloca em causa a legitimidade da Comissão de Trabalhadores para gerir todo o processo.

O processo de insolvência da TNC foi publicado a 5 de Janeiro de 2010 e em assembleia de credores, realizada a 11 de Julho, ficou decidida a sua liquidação.

Outros protestos

Na passada quinta-feira, três dezenas de camiões conduzidos por trabalhadores da TNC foram estacionados nas bermas da Avenida D. João II, em Lisboa, sob forte vigilância policial.

A coluna de camiões chegou ao Campus da Justiça às 07h55 e foi recebida por batedores da Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminhou os veículos pesados para a Avenida D. João II, em frente ao Campus. A viagem de Alverca até Lisboa, realizada em marcha lenta através da Estrada Nacional 10, decorreu sem incidentes.

Esta foi a segunda marcha lenta que os trabalhadores da TNC fizeram rumo a Lisboa. Da primeira vez, o destino era a Assembleia da República, mas os 30 camiões foram obrigados a parar na Segunda Circular pela PSP.

Os trabalhadores continuam ainda em vigília na sede da empresa desde 14 de Julho e prometem continuar com a acção até ao dia em que virem a situação da empresa resolvida.

*Foto EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana